Minas registra queda de 40% nos roubos durante o Carnaval
Quase 50% das ocorrências de todo Estado foram registradas em Belo Horizonte; ainda assim, capital mineira também teve redução na criminalidade
Carnaval 2018|Pablo Nascimento, do R7
O Carnaval nas cidades mineiras este ano pode ser considerado que foi mais seguro que a festa do ano passado. Em coletiva realizada nessa quinta-feira (15), o governador do Estado, Fernando Pimentel (PT), anunciou que o número de roubos registrado teve queda de 40,5%.
Os resultados também foram positivos em relação a furtos, crimes violentos nas 853 cidades do Estado. As quedas nas ocorrências foram de 37,8% e 37%, respectivamente.
Neste ano, as forças de segurança colocaram 8.000 policiais militares nas ruas para ajudar na operação de Carnaval. Foram 1.000 a mais do que no ano passado. Pimentel destacou que o policiamento foi reforçado em 45 cidades que recebem maior aglomeração — entre elas Ouro Preto, Mariana, na região central.
— Em um momento de tanta intranquilidade social, de tanto sofrimento no nosso pais, Minas mostrou que é possível ter esse intervalo de alegria que o Carnaval proporciona a todos nós de maneira fraterna. Foi um exemplo que Minas deu para o país inteiro.
A sensação de segurança também aumentou em Belo Horizonte. Na cidade que reuniu mais de 3,6 milhões de foliões nas ruas, os furtos diminuíram 30% e os casos de roubo 28,8%.
Leia mais notícias no Portal R7
Apesar do avanço, a fatia que representa BH em relação aos crimes registrados em todo Estado ainda é grande. Segundo o levantamento, 44,4% dos roubos que aconteceram em Minas durante o Carnaval foram registrados na capital mineira.
Rodovias
Durante o feriado, 21 pessoas morreram nas estradas estaduais ou federais que cortam o Estado. No ano passado, foram 18 óbitos registrados.
Mesmo com o aumento no número de mortes, menos acidentes aconteceram. Aqueles com vítimas tiveram redução de 28,5%, enquanto os sem vítimas apresentaram queda de 50% a menos de acidentes sem vítimas e 28,5%
“Carnavaliza BH”
O Carnaval em BH tem ganhado fôlego nos últimos três anos e com isso atraído mais turistas para a cidade. Em uma pesquisa realizada pelo Google, a festa na capital mineira é a segunda na preferência dos internautas. Ela só perde para Salvador, capital baiana, terra do axé.
Veja alguns destaques do carnaval de BH
• Bloco mineiro faz homenagem ao cantor Wando no carnaval de BH
• Segunda de carnaval em BH é com calorão e 650 mil foliões nas ruas
• Com roupas de banho, Juventude Bronzeada arrasta foliões em BH
Veja mais: