Logo R7.com
RecordPlus
Cinema de Segunda
‌

Harrison Ford arriscou a vida 10 vezes para filmar cena icônica de ‘Indiana Jones’

Bola gigante de ‘Os Caçadores da Arca Perdida’ pesava mais de 130 quilos

Cinema de Segunda|Lello LopesOpens in new window

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Harrison Ford arriscou a vida ao filmar a cena icônica de Indiana Jones fugindo de uma bola de pedra em "Os Caçadores da Arca Perdida".
  • A bola, construída de fibra de vidro, madeira e gesso, media 3,5 metros e pesava mais de 130 quilos.
  • Ford realizou a cena sem dublê, correndo em direção à câmera por 10 vezes, de diferentes ângulos.
  • A cena se tornou um marco da franquia, sendo recriada em diversas mídias e atrações.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Indiana Jones fugindo da bola gigante é um dos maiores momentos do cinema de aventura Reprodução/'Os Caçadores da Arca Perdida'

Harrison Ford colocou a vida em risco para gravar uma das cenas mais famosas do cinema: o Indiana Jones fugindo da bola de pedra gigante no início de Os Caçadores da Arca Perdida. E fez isso 10 vezes!

Quem conta a história é o diretor Steven Spielberg. Em relato publicado em 2017 no American Cinematographer, ele revelou que a pedra era de verdade, media 3,5 metros e pesava mais de 130 quilos. Qualquer erro, então, poderia ser fatal.

‌

Veja Também

“A pedra que persegue Harrison Ford na sequência da caverna teria matado quem ela atropelasse. Fizemos um enorme esforço para construir uma pedra de 3,5 metros de fibra de vidro, madeira e gesso, justamente para que ela não pesasse tanto quanto um bloco de rocha de verdade. Mesmo assim, ainda poderia ferir gravemente qualquer pessoa que caísse embaixo dela”, falou Spielberg.

“E Harrison não teve dublê nessas cenas. Foram cinco tomadas da pedra, de cinco ângulos diferentes, cada uma filmada separadamente e duas vezes, então Harrison teve que correr da pedra dez vezes. Ele desafiou as probabilidades e conseguiu [sair ileso] as dez vezes. Teve sorte, e eu fui um idiota por deixá-lo tentar”, completou.

‌

Uma parafernália mecânica movimentou a pedra e deu certa segurança para as filmagens, realizadas entre o final dos anos 70 e o início dos anos 80.

“A rocha era operada por um came e uma haste de aço que saía do lado do cenário, disfarçada por estalagmites e estalactites de borracha, com uma iluminação bem baixa. Quando a borracha era deslocada, não dava para ver as estalagmites e estalactites se movendo enquanto o pistão sobre trilhos guiava a pedra rolando do início ao fim do caminho de cerca de 36 metros”, explicou Spielberg.

‌

A ousadia (ou idiotice) deu certo. E a cena se tornou uma das marcas da franquia. Foi recriada diversas vezes no cinema e virou até atração em parques de diversão e em programas de TV.

Veja a cena

👉 Siga o Cinema de Segunda no Instagram, no YouTube e no TikTok!

✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.