Maria Joaquina, Cirilo e cia: veja como está hoje o elenco original de ‘Carrossel’
Novela mexicana infantil que encantou o Brasil continua viva na memória de quem viveu os anos 1990

A versão original de Carrossel foi um verdadeiro fenômeno de audiência no Brasil no início dos anos 1990. Tão marcante que chegou a ser reprisada três vezes e transformou a professora Helena em uma celebridade, a ponto de ser recebida, na época, pelo então presidente Fernando Collor de Mello na rampa do Palácio do Planalto, cercada por crianças.
Exibida entre 1991 e 1992 pelo SBT, a trama infantil de 375 capítulos, produzida pela Televisa, acompanhava o dia a dia de uma turminha inesquecível da Escola Mundial.
Os alunos enfrentavam os desafios da vida de criança e aprendiam a lidar com os problemas com leveza e alegria, sempre amparados pelo carinho e pelos conselhos da professora Helena, que se tornava uma verdadeira segunda mãe para eles.
Mais de 30 anos depois, a curiosidade continua viva: como será que estão hoje a professora Helena, Maria Joaquina, Cirilo e as outras crianças que fizeram parte da primeira versão da novela mexicana que marcou a nossa infância? Descubra agora no blog Do Meu Tempo!
Professora Helena (Gabriela Rivero)

Gabriela Rivero, a atriz que deu vida à inesquecível professora Helena, está hoje com 61 anos. Após o enorme sucesso de Carrossel, ela ainda participou de outras novelas nos anos 1990 antes de se mudar do México para os Estados Unidos, onde passou a viver com o marido e os três filhos.
Lá, dedicou-se ao ensino de ioga e a uma vida longe dos holofotes. Recentemente, Gabriela retornou à televisão integrando o elenco da novela mexicana El Ángel de Aurora (2024).
Laura (Hilda Chávez)

Dona do inesquecível bordão “isso é tão romântico”, a doce Laura era alvo de piadas dos colegas por ser gordinha e viver com um sanduíche na mão. A personagem ganhou o público com seu jeito meigo e romântico.
Hilda Chávez, que viveu a Laura em Carrossel, deixou a carreira artística depois do sucesso da novela para estudar Direito e seguir na área da educação. Hoje, aos 46 anos, ela é professora de inglês. Será que a Professora Helena teve algo a ver com essa escolha?
Jaime Palillo (Jorge Granillo)

O divertido Jaime Palillo era um dos personagens mais queridos de Carrossel. Atrapalhado e simpático, ele vivia arrancando risadas com seu bordão: “Mas que droga de cabeça!”, sempre que se atrapalhava nas lições de matemática. Jaime também morria de medo do pai, um mecânico de bom coração, mas bem exigente com o boletim escolar.
O papel foi interpretado por Jorge Granillo, que ainda apareceu em Maria Mercedes (1992) antes de deixar a carreira artística. Hoje, aos 46 anos, ele é advogado e empresário do ramo imobiliário, além de ser casado e tem filhos.
Carmen Carillo (Edwarda Gurrola)

Carmen era uma menina de origem humilde, mas uma das alunas mais educadas e dedicadas da turma. Na novela, ela passa por um momento delicado ao sofrer uma crise de apendicite e ser operada às pressas pelo pai de Maria Joaquina.
Após Carrossel, Edwarda Gurrola atuou na novela Vovô e Eu (1992), exibida pelo SBT, e chegou a contracenar com Arnold Schwarzenegger no filme Efeito Colateral (2002).
Hoje, aos 46 anos, a atriz segue na carreira artística, dividindo-se entre o México e os Estados Unidos. Seu trabalho mais recente é a minissérie Las Muertas (2025).
Daniel Zapata (Abraham David Pons)

Daniel era o nerd da turma e o mais correto entre os alunos. Na trama, ele foi o responsável por criar a organização filantrópica e sem fins lucrativos Patrulha Salvadora, que realizava missões para ajudar os outros personagens nas situações mais inusitadas.
O último trabalho de Abraham Pons como ator foi no curta-metragem Sin Temor (2003). Hoje, aos 45 anos, ele não exibe mais o famoso corte de cabelo “tigelinha” e, agora careca, atua como produtor de TV e cineasta.
Valéria (Crystel Klithbo)

Valéria, com seus grandes óculos, era uma menina meiga, esperta e cheia de atitude. Costurava roupinhas de boneca para vender e ajudar a família, e sempre tinha uma resposta na ponta da língua, além de recorrer com frequência aos conselhos da professora Helena. Na trama, também vivia um inocente romance com David.
Depois de Carrossel, a atriz Crystel Klithbo participou de outras novelas mexicanas e chegou a atuar no spin-off Fear the Walking Dead (2017). Hoje, aos 44 anos, é casada, trabalha como coach fitness e é fundadora de uma marca de roupas.
Davi Rabinovich (Joseph Birch)

Namoradinho de Valéria, Davi era o garoto judeu de cabelos loiros e cacheados, com jeitinho de anjinho e uma imaginação para lá de fértil.
Em uma das cenas mais marcantes, ele chega a se oferecer para sacrificar seu próprio bichinho de estimação para ajudar o zelador Firmino, que estava doente, após ouvir da professora Helena que uma sopa de tartaruga poderia “ressuscitar até os mortos”.
Hoje, aos 46 anos, Joseph Birch, o eterno Davi de Carrossel, continua ligado às artes, mas seguiu outro rumo: virou um reconhecido coreógrafo de dança contemporânea no México.
Alicia (Silvia Guzmán)

Alicia era a garota curiosa e aventureira da turma, sempre no meio das confusões e risadas da Escola Mundial. Após a novela, Silvia Guzmán ainda integrou alguns grupos musicais, mas logo decidiu deixar a carreira artística. Hoje, aos 44 anos, ela é médica cirurgiã vascular no México e mãe de dois filhos.
Jorge del Salto (Rafael Omar)

Jorge era o aluno rico que chegava à escola dirigindo seu carrinho branco motorizado. Uma das cenas mais lembradas da novela é a disputa de um racha entre ele e Cirilo. O personagem era apaixonado por Maria Joaquina e também exercia o papel de vilão mirim, sempre destratando os colegas, especialmente Cirilo, seu rival na conquista da loirinha.
Após Carrossel, Rafael Omar participou da novela Maria Mercedes (1992), mas logo decidiu se afastar da carreira artística. Hoje, aos 44 anos, ele atua como advogado.
Marcelina Guerra (Gina Castro)

Marcelina Guerra era a doce e meiga irmã do travesso Paulo Guerra, sempre pronta para defender quem sofria alguma injustiça, especialmente quando se tratava de proteger o irmão.
Após o sucesso de Carrossel, Gina Castro deixou a carreira de atriz e passou a atuar nos bastidores da televisão. Atualmente, aos 44 anos, ela trabalha como produtora em uma das principais emissoras do México, e mantém uma loja online de produtos saudáveis.
Paulo Guerra (Mauricio Armando)

Paulo era o aluno mais arteiro da turma, sempre aprontando com os colegas, principalmente com o pobre Cirilo. Uma das travessuras mais lembradas é a famosa cena em que ele coloca tachinhas na cadeira da Laura. Paulo era irmão de Marcelina Guerra.
Após o sucesso de Carrossel, Mauricio Armando seguiu na carreira artística em novelas, teatro e dublagens. Hoje, aos 46 anos, vive em Chicago, nos EUA, onde atua como DJ e locutor de rádio.
Kokimoto (Yoshiki Taquiguchi)

O japonesinho Kokimoto era um dos personagens mais engraçados de Carrossel, sempre com a faixa de caratê na cabeça e pronto pra aprontar junto com o inseparável amigo Paulo Guerra.
A novela foi a primeira e única experiência de Yoshiki Taquiguchi na TV. Hoje, aos 45 anos, ele leva uma vida tranquila e trabalha na área administrativa de uma empresa no Japão.
Mário Ayala (Gabriel Castañon)

Mário era um garoto marcado pela perda da mãe e, por causa disso, descontava sua tristeza e frustração nos colegas da escola. Com o tempo, revelou um lado sensível e acabou conquistando o carinho de todos.
Esse foi o único papel de Gabriel Castañon na TV. Hoje, aos 44 anos, ele seguiu outro caminho e se tornou um renomado produtor musical, conquistando quatro prêmios Grammy Latino.
Maria Joaquina (Ludwika Paleta)

Nascida na Polônia e naturalizada mexicana, Ludwika Paleta encantou o público ao interpretar a rica e mimada Maria Joaquina. O sucesso na novela abriu portas para outros papéis marcantes em produções como Maria do Bairro (1995) e Amigas e Rivais (2001), que também fizeram sucesso no Brasil.
Nos últimos anos, a atriz tem se dedicado ao cinema. Recentemente, estrelou a série Mãe Só Tem Duas, disponível em uma plataforma de streaming. Hoje, aos 46 anos, Ludwika é mãe de três filhos e é casada com Emiliano Salinas, filho do ex-presidente mexicano Carlos Salinas.
Cirilo (Pedro Javier Viveros)

Cirilo era o menino inocente e sonhador, apaixonado pela patricinha Maria Joaquina, mas que sofria com o preconceito por ser pobre e negro.
Apesar do enorme sucesso da novela, ele deixou a carreira artística e decidiu trilhar um novo caminho. Hoje, aos 48 anos, Pedro Javier Viveros é formado em Ciências da Computação, mas atua no ramo da construção civil.
Em entrevista a um canal de TV, ele revelou ter sido diagnosticado com esquizofrenia e contou que, durante um surto psicótico, acabou decepando o dedo mindinho da mão esquerda com um serrote.
✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp