Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rainha Elizabeth 2ª trocava pneu e seguia dieta rígida para não gastar com manequim

Recém-lançada biografia 'A Rainha: A Vida de Elizabeth 2ª' traz detalhes inéditos da vida da monarca, morta no ano passado

Estante da Vivi|

Capa de 'A Rainha: A Vida de Elizabeth 2ª'
Capa de 'A Rainha: A Vida de Elizabeth 2ª' Capa de 'A Rainha: A Vida de Elizabeth 2ª'

Quando o historiador britânico Andrew Morton lançou Diana: Sua Verdadeira História, em 1992, ele sabia que tinha nas mãos um futuro best-seller. Única biografia escrita com a colaboração da princesa de Gales, o livro foi descrito como “clássico moderno” pelo New York Times e logo chegou ao topo das listas de mais vendidos. 

Em 2018, foi a vez de Meghan Markle — Uma Princesa de Hollywood. Agora, com a fama de biógrafo da família real estabelecida, Morton muda seu foco para o topo da monarquia britânica com A Rainha: A Vida de Elizabeth (R$ 64,90; 420 págs.; BestSeller), lançado no Reino Unido em maio do ano passado, apenas alguns meses antes da morte da rainha.

“Muito foi dito a respeito da rainha Elizabeth ao longo dos anos, mas não há muitas biografias sobre a rainha no mercado brasileiro, principalmente com a qualidade da escrita de Andrew Morton. É muito interessante para o leitor saber o aspecto pessoal da rainha, conhecer a mulher, a mãe, a irmã e os conflitos gerados por ter que equilibrar todos esses papéis durante seus 70 anos de reinado”, avalia Rayana Faria, gerente de produção editorial da editora BestSeller.

· Compartilhe esta notícia no Whatsapp

Publicidade

· Compartilhe esta notícia no Telegram

O autor, que até virou personagem da série The Crownpor sua relação secreta com Diana, conta detalhes inéditos e curiosidades da vida da monarca, dona do reinado mais longo da coroa britânica.

Publicidade

O livro afirma, por exemplo, que, quando Elizabeth era criança, seus pais torciam para ter um filho homem, o que a livraria da responsabilidade de se tornar rainha — o que acabou não ocorrendo, e a jovem foi forçada a assumir o trono aos 25 anos, com a morte do pai, George 6º.

Em outro trecho, a obra revela que, quando era princesa, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth teve de se alistar em um serviço auxiliar de mulheres como segundo-tenente. Lá, aprendeu a dirigir caminhões, a fazer reparos mecânicos e até a trocar pneus.

Publicidade

Já mais velha, em uma conversa com o presidente americano Jimmy Carter, segundo o relato de Morton, Elizabeth disse seguir uma dieta rígida, já que uma mudança em seu manequim implicaria um enorme gasto com novos vestidos de gala: a rainha era econômica.

Durante a crise no casamento de Charles e Diana, o príncipe Philip enviou uma série de cartas e bilhetes a Diana. Em um deles, insinuava que a rainha partilhava sua visão em relação a Camilla Parker Bowles: “Não consigo imaginar ninguém, em sã consciência, abandonando você para ficar com Camilla. Nem sequer consideramos tal perspectiva”.

Como não poderia deixar de ser, a biografia traz ainda as maiores crises que a rainha precisou administrar, como os rumores sobre a infidelidade do marido, a trágica morte de Diana e o recente distanciamento de Harry e Meghan dos deveres reais.

A edição brasileira é a primeira a trazer um epílogo com considerações e previsões a respeito das futuras gerações da família real, antes mesmo da edição lançada no Reino Unido.

“Quando contratamos a biografia, a rainha já tinha morrido, mas lá fora o livro foi publicado antes da morte de Elizabeth 2ª. Não faria muito sentido publicar aqui no Brasil sem essa atualização, por isso entramos em contato com a editora estrangeira, que enviou o texto do epílogo. Traduzimos, e a edição brasileira acabou ficando pronta antes da nova edição atualizada lá fora”, conta Rayana.

A Rainha: A Vida de Elizabeth 2ª conta ainda com um encarte de fotos. Em agosto, a BestSeller lançará O Rei: A Vida de Charles 3º, de Christopher Andersen, que traz detalhes pouco explorados sobre o novo soberano.

Do Jubileu de Platina à morte: relembre o último ano da rainha Elizabeth 2ª

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.