CNH: fim da baliza em exame aumenta risco de batida e deve ampliar acionamento do seguro
Quatro estados já anunciaram extinção da manobra na prova para tirar carta, embora ainda recomendem o ensino pelos instrutores
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A decisão de acabar com a exigência da baliza para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vai aumentar os riscos de acidentes de trânsito e deverá impactar o valor dos seguros de veículos, já que os acionamentos de sinistros também devem crescer.
Ao menos quatro estados – São Paulo, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Amazonas – já anunciaram o fim da manobra como requisito na hora do exame. Mais unidades da federação devem seguir o mesmo modelo.
O que isso muda na sua vida? Mudam os riscos que você enfrenta no trânsito todo dia, por exemplo. Cada vez mais escassas e estreitas, as vagas de estacionamento nas grandes cidades desafiam o motorista a encaixar o carro.
Claro que o modelo antigo de prova, com três chances para o candidato a motorista parar o carro entre as estacas, é mais do que ultrapassado. Tem que ser na vida real, com carros reais...
Mas, de volta, sabe quando um carro para em fila dupla, liga o pisca-alerta e começa a manobra de ré para estacionar? Essa prática vai enroscar ainda mais o trânsito. Afinal, imagine um motorista, com CNH, que nunca treinou a baliza desse jeito...
Também tem aquelas raladinhas comuns, que devem ficar ainda mais frequentes. O que as seguradoras pensam disso? Ainda não tem uma manifestação oficial delas, mas deverão ser acionadas com mais frequência.
Ah, tem mais: as empresas que oferecem o serviço de valet, aquele manobrista que pega a chave e estaciona para você em restaurantes, shoppings, supermercados etc, devem estar rindo à toa. Pelo menos, terão que contratar mais gente para dar conta do movimento.
Em São Paulo, o Detran informou que, agora, “o exame passa a concentrar a avaliação na etapa de circulação” e que “o trajeto do exame prático permanece conforme o modelo atualmente praticado, contemplando, entre outros aspectos, as conversões à direita e à esquerda; o uso correto de seta; a realização do procedimento de ‘parada’ em local permitido; bem como a condução segura e responsável nas demais condições normais de trânsito”.
Os instrutores de trânsito vão receber a orientação de ensinar
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












