Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

"Os Segredos que Guardamos" - uma trama de intrigas e espionagem

 Romance que mostra mulheres dos dois lados da Cortina de Ferro

Ligia Braslauskas Literatura|Do R7 e Ligia Braslauskas

Mulheres são protagonistas neste romance
Mulheres são protagonistas neste romance Mulheres são protagonistas neste romance

No museu da CIA (agência secreta americana), junto da AK-47 de Osama bin Laden e de um criptógrafo Enigma usado na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), está exposta uma discreta edição de bolso de "Doutor Jivago", de Boris Pasternak, impressa em russo na França. A obra foi peça-chave da guerra cultural empreendida contra a União Soviética durante a Guerra Fria, em uma mirabolante operação da agência americana que a escritora Lara Prescott reconta no livro "Os Segredos que Guardamos", sua obra de estreia. O romance de fundo histórico revisita a saga da publicação clandestina do manuscrito de Pasternak, dando destaque ao papel das mulheres que estiveram na linha de frente da missão: agentes inflitradas que atravessaram o livro pelas fronteiras da união Soviética.

O plano era simples: imprimir no exterior "Doutor Jivago" em russo e contrabandear exemplares da obra que teve sua publicação proibida na União Soviética por ir contra a ideologia do Estado. Para tanto, a experiente e glamorosa espiã americana Sally Forrester deve treinar a novata Irina, uma simples datilógrafa da CIA, a fim de infiltrar o texto no país natal de seu autor (Pasternak), vencedor do Prêmio Nobel com esta obra, porém obrigado por seu governo a rejeitá-lo.

Apesar de todo o potencial revolucionário, "Doutor Jivago" é também uma brilhante história de amor. A inspiração por trás de Lara, a icônica heroína da trama, é Olga Ivinskaia, musa de Pasternak. Os dois mantiveram um caso por décadas, uma relação intensa que sobreviveu à passagem do tempo, às ameaças de um regime autoritário e até aos anos de Olga em um gulag.

Assim, mulheres de ambos os lados da Cortina de Ferro protagonizam essa obra que mostra que, embora a história seja escrita pelos vencedores, é nos bastidores que o destino do mundo é forjado. Amantes, espiãs, datilógrafas. Fortes e corajosas, essas personagens ganham vida nessas páginas e são exemplos de que determinados segredos não devem ser guardados.

Publicidade

"Os Segredos que Guardamos"

Tradução de Alessandra Esteche

Publicidade

368 páginas

R$ 59,90 (impresso)

Publicidade

R$ 39,90 (e-book)

Intrínseca

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.