Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Ligia Braslauskas (Blog Literatura) - Blogs
Publicidade

Ativista Caroline Criado Perez lança "Mulheres Invisíveis"

A autora coloca em números o sofrimento de metade da humanidade, provando que o preconceito de gênero é muito mais que uma questão subjetiva

Ligia Braslauskas Literatura|Do R7 e Ligia Braslauskas

A desigualdade do gênero em dados
A desigualdade do gênero em dados A desigualdade do gênero em dados

Ativista feminista premiada, Caroline Criado Perez apresenta uma abordagem inovadora ao lançar luz sobre a desigualdade sistêmica entre mulheres e homens oriunda di desprezo pelos dados de gênero. Em “Mulheres Invisíveis” a autora alerta para essa questão que prejudica as mulheres em todos os âmbitos. Embora amplamente difundido como a base da melhoria da nossa qualidade de vida, o caráter científico dos dados esconde um lado perverso: as mulheres não são - e nunca foram - contempladas por eles.

A autora reúne estudos de caso que explicitam como coleta e o uso de dados, responsáveis por moldar nosso dia a dia, tem contribuído para a manutenção do privilégio masculino. Desde tremer de frio no escritório devido ao ar-condicionado ajustado para o padrão do corpo masculino a ter um ataque cardíaco não diagnosticado porque os sintomas são considerados atípicos, as mulheres são alvo do descaso em relação às suas particularidades. Segundo Caroline, “a exclusão da perspectiva feminina é uma das grandes causas do viés masculino que tenta (muitas vezes de boa-fé) se passar como ‘neutralidade de gênero’. É isso que Simone de Beauvoir se refere quando diz que os homens confundem o próprio ponto de vista com a verdade absoluta”.

A autora coloca em números o sofrimento de metade da humanidade, provando que o preconceito de gênero é muito mais que uma questão subjetiva.

“Mulheres Invisíveis”

Publicidade

Tradução de Renata Guerra

400 páginas

Publicidade

R$ 89,90 (impresso)

R$ 62,90 (e-book)

Editora Intrínseca

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.