Abrigo antiaéreo da Segunda Guerra de prédio em BH será aberto à visitação em janeiro
Espaço foi revitalizado e terá obras artísticas para ajudar o visitante a viajar no tempo
O bunker (abrigo antiaéreo) do Edifício Acaiaca, um dos mais tradicionais e maiores prédios de Belo Horizonte, vai ser aberto à visitação ainda neste mês de janeiro. A informação foi confirmada pela administração do condomínio neste sábado (04).
O projeto foi divulgado em primeira mão pelo blog Descubra BH, em abril de 2024.
Após uma longa reforma, o espaço está preparado para abrir as portas.
Antônio Miranda, síndico do condomínio, conta que a revitalização modernizou a instalação e trouxe ilustrações artísticas que vão fazer o visitante viajar no tempo.
O espaço fica no subsolo do edifício que tem 30 andares.
A área de proteção contra ataques aéreos é uma das curiosidades do prédio que acende a curiosidade de quem conhece a história ou passa em frente a ele.
“O Edifício Acaiaca foi construído durante a Segunda Guerra Mundial. Nessa época havia um decreto do presidente Getúlio Vargas que exigia a construção de bunkers nos prédios construídos naquele tempo”, explica Miranda sobre a origem da área de proteção. Na prática, ele nunca foi usado como protetor antiaéreo. Nos últimos anos a área foi usada como depósito do condomínio.
O Edifício Acaiaca tem 120 metros de altura. Ele fica na avenida Afonso Pena, uma das principais da cidade.
O projeto do prédio é do arquiteto Luiz Pinto Coelho, do ano de 1943, com inspirações no art decó, estilo que destaca as linhas retas e retângulos bem marcados. A inauguração aconteceu em 1947.
Relembre nossa reportagem sobre o Edifício Acaiaca.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.