Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bastidores do SPFW: acompanhe a rotina da equipe de cabelo e maquiagem em um dia de desfile

Descubra tudo o que um maquiador que assina a beleza de não só um, mas três desfiles, faz nos bastidores da semana de moda

Makes e Afins|Mariana Morello e Mariana Morello

Helder Rodrigues em ação nos bastidores do SPFW
Helder Rodrigues em ação nos bastidores do SPFW Helder Rodrigues em ação nos bastidores do SPFW

No texto anterior, conversei com o maquiador Helder Rodrigues sobre tudo o que rola no processo de construção da beleza (leia-se cabelo e maquiagem) de um desfile nos dias anteriores ao evento. Agora, acompanhei de perto a rotina de muita correria, ajustes de última hora e tensão do dia do desfile no São Paulo Fashion Week — o maior evento de moda da América Latina. Neste domingo (12), o profissional foi o responsável pela beleza de três marcas, e eu consegui ver de pertinho a produção de uma delas: Led. Confira todos os detalhes abaixo:

Rodrigues explica que ele, a equipe e as modelos que fazem parte do casting chegam ao local quatro horas antes de o desfile começar e já partem para a preparação. "Quando eu chego já pego um convidado, uma modelo e explico a maquiagem escolhida para a equipe de maquiagem. Todo mundo tira as dúvidas, e bora começar a maquiar", revela.

"Aí partimos para o cabelo. Passo o cabelo com todos os tipos e as variações, porque aqui a gente fala muito da individualidade, temos o casting muito diverso. Aí passo para a equipe e a eles comandam", continua o maquiador.

Beleza bem leve escolhida para o desfile da Led
Beleza bem leve escolhida para o desfile da Led Beleza bem leve escolhida para o desfile da Led

Mas, afinal, qual foi o tal conceito escolhido? O maquiador explica que, para o desfile da Led (o primeiro do dia) a linguagem era: soft verão, sessão da tarde e lolita. "É aquele cabelo que a gente via a Brooke Shields usando na Sessão da Tarde. Uma coisa sexy despretensiosa", explica Helder.

Publicidade

E a maquiagem acompanha o cabelo. "É leve, até porque tá calor e não dava nem para inventar. Então estamos fazendo a pele bem natural, blushzinho cremoso vermelhinho e uma boca coradinha. A make de bonita saudável", conta.

Para quem tem dúvida: o maquiador que assina o desfile também coloca a mão na massa! Porém, dependendo da quantidade de braços disponíveis para o casting, Helder se envolve mais ou menos na execução.

Publicidade

"Eu vou fazendo as pessoas que eu consigo, mas em um desfile tão gigante eu fico mais coordenando, dosando tudo", conta. No desfile da Led, o profissional precisava preparar um casting de 50 modelos. Para isso, tinha uma equipe de 16 profissionais, oito na maquiagem e oito no cabelo.

Orientações passadas e modelos prontas, está na hora de partir para o ensaio. A gritaria aumenta e a atmosfera fica mais elétrica com a correria e é nesse momento que sempre falta um modelo. "Cadê os modelos? Falta um!", grita um dos produtores.

Publicidade
Bancada de make bagunçada depois de um dia de produção desenfreada
Bancada de make bagunçada depois de um dia de produção desenfreada Bancada de make bagunçada depois de um dia de produção desenfreada

"Aí, todos ensaiam, eu vejo lá a maquiagem na luz [da passarela] se tem que ajustar, se tem que pôr ou tirar", relata. Helder conta ter uma lista na qual anota todos os ajustes a serem feitos. "Mas é muito raro acontecer esse ajuste. Porque tudo que fiz aqui já foi muito pensado para a luz daqui. Aí elas vão se trocar, e a gente checa se saiu algo do lugar, etc.", explica.

Como os dois primeiros desfiles do dia eram feitos por ele, Helder ficou alternando entre os bastidores para ter certeza de que tudo estava saindo conforme o combinado (e resolvendo alguns pepinos aqui e ali).

PERRENGUE

Quem estava em São Paulo neste domingo passou por um calor descomunal, e os presentes no Komplexo Tempo, na região da Mooca, também não saíram ilesos. Convidados, funcionários, modelos e até os VIPs foram vistos abanando os programas físicos e convites na esperança de um ventinho. Porém, a situação era ainda mais preocupante nos bastidores. 

Sem ventiladores e, muito menos, ar-condicionado, Helder precisou mudar de última hora a pele da maquiagem que tinha pensado para o desfile. "A gente não contava com esse calor, e a pele que eu tinha pensado era mais hidratada. Então na hora eu tenho que solucionar. Se eu hidrato muito vira um óleo, o que não pode acontecer. Então a gente optou por fazer uma pele mais sequinha que naturalmente vira glow", compartilha o profissional.

O maquiador continua, explicando que, por mais que haja uma preparação anterior, há coisas que só dá para saber no dia. Aí as escolhas vão sendo adaptadas conforme as possibilidades. "Tudo depende da condição climática, depende do fator do ambiente", comenta.

Conforme a hora do desfile vai chegando mais perto, os últimos ajustes vão sendo feitos e é só aguardar para mostrar ao público tudo o que foi construído atrás da cortina.

Veja também:Preta Gil, Luiza Brunet e outros famosos arrasam no look e marcam presença no SPFW

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.