Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bastidores do SPFW: veja como é a preparação de um maquiador antes do grande dia

Conversei com Helder Rodrigues, que é o responsável pela beleza de seis desfiles desta edição, e ele dividiu um pouco da sua rotina 

Makes e Afins|Mariana Morello e Mariana Morello

Helder Rodrigues é o responsável pela beleza de seis desfiles do SPFW N56
Helder Rodrigues é o responsável pela beleza de seis desfiles do SPFW N56 Helder Rodrigues é o responsável pela beleza de seis desfiles do SPFW N56

Você já pensou no processo pelo qual passa um profissional que assina a beleza de um desfile do SPFW nos dias anteriores ao evento? Como acontece o desenvolvimento do conceito, a escolha de modelos, da equipe e até de onde vem aquele tanto de produtos na bancada? Pois, se pensou, agora todas as suas dúvidas serão sanadas! Conversei com Helder Rodrigues, maquiador profissional, a cabeça por trás da Hero Beauty e o responsável por maquiagem e cabelo no desfile da LED, que acontece neste domingo (12), em São Paulo, e ele compartilhou todos os detalhes.

Engana-se quem pensa que maquiagem e cabelo são um mero detalhe na passarela. Helder explica que o desenvolvimento da beleza é feito em conjunto com designer, diretor de desfile e outros profissionais, para que o escolhido complemente as peças apresentadas.

"Eu tenho autonomia [criativa], mas existe um respeito em cima do que vai ser criado. Então, acontece uma prova de maquiagem em que o estilista, o diretor, eu e todo mundo se reúne para testar as ideias e as vontades. Ali é definido o que vai ser apresentado no dia [do desfile]", afirma o maquiador.

Para o que foi decidido tomar vida, é preciso escolher um casting que converse com o conceito proposto. Por isso, Helder — que já participou de 26 edições do SPFW e neste N56 está assinando a beleza de seis desfiles — tem voz ativa na escolha dos modelos que vão desfilar.

Publicidade

"Temos uma troca grande com as marcas, e isso é necessário, porque, independente da escolha deles, tem pessoas que não cabem na beleza escolhida. Então, eles sempre me consultam", conta.

E Helder não é o responsável somente pela make. "Aqui no Brasil é raro quem faz separado o cabelo e a maquiagem. Então, geralmente, todas as pessoas que assinam uma beleza de desfile fazem os dois", explica o profissional.

Publicidade

Em sua rede social, ao ser perguntado qual foi o recorde de desfiles que já fez em uma temporada, o maquiador surpreendeu ao responder que foi o responsável por 15 desfiles em uma mesma edição da Casa de Criadores e por 12 em um São Paulo Fashion Week.

Porém, de onde vêm os produtos usados em todas as modelos? O maquiador conta que ele leva todos os itens de maquiagem, cabelo e acessórios que são necessários para a beleza sair do papel. E é nessa hora que a parceria com marcas se faz bem-vinda. Helder conta que tem o apoio de várias, facilitando o processo.

Publicidade

Para conseguir pôr tudo isso em prática em tempo recorde, Helder tem a ajuda de vários profissionais. "Tenho uma equipe maravilhosa que sempre me acompanha e é sempre a mesma. Independente do desfile, eu conto com pessoas supertalentosas e sem elas nada aconteceria", declara.

E se pudéssemos trazer um gostinho desse beauté de passarela para o dia a dia? O maquiador revela um item de que não abre mão na hora de maquiar as modelos, e é algo que todos podem reproduzir em casa: um bom hidratante facial.

Dito isso, os dermatologistas e maquiadores de plantão vão concordar que o melhor primer de maquiagem — que faz com que os produtos durem mais tempo no rosto e fiquem com aspecto mais natural — é uma pele bem hidratada.

Outra dica de ouro de Helder é para quem acha que maquiagem de festa é sinônimo de muito produto. Quando perguntei se existe diferença entre uma make de passarela e uma para um evento especial, o profissional já estava com a resposta na ponta de língua.

"Existe [diferença] porque as pessoas querem. A make de passarela pode ser facilmente usada para uma festa. O que eu acho que existe diferença é de noção e de gosto das pessoas; elas foram habituadas a se maquiar com mais peso para ir a evento", afirma.

O profissional explica que o uso de mais produtos e a cobertura de pele, por exemplo, em um evento não é uma regra, e que cada pessoa deve levar em conta suas características e gostos na hora da make.

Quer saber como é a rotina dos bastidores no dia do desfile? Clique aqui

Veja também: Para copiar: veja 7 tendências de moda apresentadas na passarela do SPFW N55

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.