Logo R7.com
RecordPlus
Tempinho Juntos: Dicas de Ingrid Alfaya - R7

É muito (MUITO) importante ler com uma criança sempre que você puder

A leitura é um momento de conexão e desenvolvimento que traz benefícios para o crescimento emocional, cognitivo e social

Tempinho Juntos|Ingrid AlfayaOpens in new window

  • Google News
Quanto mais cedo a leitura for introduzida, mais fortes serão essas conexões neurais Imagem gerada por Inteligência Artificial/Chatgpt

Quando eu era criança, meus pais não tinham o costume de ler comigo e isso impactou muito na minha capacidade de leitura. Foi um hábito que tive que forçar e reconstruir na fase adulta.

Por isso, logo que descobri que estava grávida, meu primeiro presente para o bebê foi assinar um clube de leitura.


Parece maluco, né? Mas ler com uma criança é muito mais do que apenas contar histórias — é um momento de conexão e desenvolvimento que traz benefícios profundos para o crescimento emocional, cognitivo e social.

Sandra Lobo, pedagoga, psicopedagoga e psicomotricista, afirma que a leitura com a família é fundamental para se ter gosto pela literatura: “Quando a gente fala em aprender a ler com a criança, a parte técnica fica com os responsáveis por isso que são os professores, mas o prazer vem da família”.


“E quando falamos da leitura é sobre sentar no sofá agarradinho, ouvir a história sendo contada pelos pais e de conversar sobre elas. É nesse momento que você vai falar sobre coisas que são importantes como o valor para essa família”, finaliza Sandra.

Leia mais

Vocabulário e linguagem

A leitura estimula o desenvolvimento cognitivo. Ela ativa áreas do cérebro relacionadas à linguagem, compreensão e imaginação. Quanto mais cedo a leitura for introduzida, mais fortes serão essas conexões neurais.


Ela também enriquece o vocabulário e a linguagem. Crianças que têm contato frequente com os livros escutam palavras novas, aprendem estruturas de frases e desenvolvem uma comunicação mais clara e rica.

Concentração e atenção

O hábito de ler melhora a concentração e a atenção (a nossa também!). Mesmo que a criança fique inquieta ou se distraia, com o tempo ela aprende a focar, escutar e seguir a sequência de uma história.


Ao ouvir histórias, a criança cria imagens mentais, projeta situações e desenvolve o pensamento simbólico, que são ferramentas essenciais para o brincar e para resolver problemas: criatividade e imaginação.

Compreensão do mundo

Além disso, livros ampliam a compreensão do mundo. Eles trazem realidades diferentes, culturas, sentimentos e desafios. A criança aprende empatia, valores e formas de ver a vida além da sua experiência direta.

E, por último, a leitura fortalece o vínculo afetivo que é nosso grande objetivo quando falamos de tempo de qualidade. O momento da leitura compartilhada pela família cria uma conexão emocional entre o adulto e a criança.

Ler vira um hábito prazeroso que se mantém durante toda a vida. Vamos começar? 📖

👉Siga o Tempinho Juntos no Instagram

✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.