Quem vai ganhar (e quem deveria ganhar) o Oscar 2025; veja os palpites
Cerimônia acontece na noite de domingo (2)

A corrida do Oscar chega ao final como a mais equilibrada e imprevisível dos últimos anos. As principais categorias, entre elas Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor Ator, têm pelo menos dois ou três candidatos com chances reais de vitória.
O Brasil tá no meio dessa bagunça. Se em Melhor Filme a chance de Ainda Estou Aqui é pequena, em Melhor Filme Internacional a obra de Walter Salles desponta como a favorita. Em Melhor Atriz, Fernanda Torres aparece atrás de Demi Moore e Mikey Madison, mas sua vitória não seria uma zebra total.
Para mostrar como está a corrida, o Cinema de Segunda faz um pequeno exercício de futurologia e palpita sobre quem deve ganhar (ou quem merecia ganhar) o Oscar no próximo domingo.
Melhor Filme
- Quem vai ganhar: O Brutalista
- Quem ainda tem chance: Anora, Conclave, Um Completo Desconhecido
- Quem merecia ganhar: Ainda Estou Aqui

Conclave, Emilia Pérez, O Brutalista e Anora. Em algum momento da corrida, cada um desses filmes assumiu a condição de favorito. Depois do escândalo dos tuítes de Karla Sofia Gascón, já podemos riscar Emilia Pérez da lista. Conclave nunca ganhou muito fôlego, mas as vitórias no Bafta e no SAG Awards nos últimos finais de semana colocaram o filme em evidência novamente.
De qualquer forma, a disputa maior parece ser entre O Brutalista (que venceu o Globo de Ouro) e Anora (ganhador do Festival de Cannes e do Critics Choice). O Brutalista tem a carinha de uma premiação mais tradicional, enquanto Anora representaria um pouco mais de frescor.
E o Ainda Estou Aqui, como fica? O filme brasileiro é um azarão na disputa. Mas com o equilíbrio desse ano e o sistema de votação (por ordem de preferência), pode pintar uma surpresa. Sem pachequismo, o Oscar seria muito merecido: é o melhor filme da temporada. E eu tô achando que pode dar...
Melhor Direção
- Quem vai ganhar: Brady Corbet (O Brutalista)
- Quem ainda tem chance: Sean Baker (Anora)
- Quem merecia ganhar: Coraline Fargeat (A Substância)
Essa é uma categoria que costuma fazer dobradinha com a de Melhor Filme. Como a minha aposta para o prêmio principal é com O Brutalista, vou seguir a lógica e apontar Brady Corbet com a estatueta de Melhor Direção. Mas Sean Baker, que ganhou o prêmio do Sindicato dos Diretores, é um fortíssimo concorrente.
Se eu votasse na Academia, o prêmio não iria para nenhum dos dois. O melhor trabalho do ano foi o de Coraline Fargeat com o seu incrível A Substância. Pena que o terror ainda tenha pouco prestígio nas premiações.
Melhor Atriz
- Quem vai ganhar: Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui)
- Quem ainda tem chance: Demi Moore (A Substância), Mikey Madison (Anora)
- Quem merecia ganhar: Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui)
Talvez a categoria mais equilibrada do Oscar. Demi Moore, Mikey Madison e Fernanda Torres chegam cabeça a cabeça na premiação, com uma ligeira vantagem para as gringas.
Depois de ganhar o Globo de Ouro de atriz de comédia ou musical (classificação horrível em que entram os filmes de terror), Demi parecia consolidada como a favorita, mas Mikey ganhou o Bafta e o Critics Choice, equilibrando a disputa.
A divisão dos votos das duas é boa para Fernanda. Se por um lado a brasileira já sai em desvantagem por atuar em português, por outro é a candidata mais consolidada em termos dramáticos.
Melhor Ator
- Quem vai ganhar: Timothée Chalamet (Um Completo Desconhecido)
- Quem ainda tem chance: Adrien Brody (O Brutalista)
- Quem merecia ganhar: Ralph Fiennes (Conclave)

Ralph Fiennes entrega a melhor performance da carreira como um cardeal responsável por organizar a escolha do novo papa em Conclave. Mas não deve ser o suficiente para levar o prêmio para casa.
Timothée Chalamet e Adrien Brody dividiram os principais prêmios da temporada e um deles deve sair com o Oscar. Acho que Timothée está um pouquinho na frente por ser um atual queridinho de Hollywood e por interpretar um ícone da música (Bob Dylan).
Melhor Atriz Coadjuvante
- Quem vai ganhar: Zoe Saldaña (Emilia Pérez)
- Quem ainda tem chance: Ariana Grande (Wicked), Isabella Rossellini (Conclave)
- Quem merecia ganhar: Ariana Grande (Wicked)
Uma das barbadas desse Oscar. E de certa forma uma injustiça. Zoe Saldaña levou para casa todos os principais prêmios da temporada e também vai faturar o careca dourado. A atuação dela é incrível. A injustiça é que ela está na categoria errada. Zoe é a verdadeira protagonista de Emilia Pérez.
Melhor Ator Coadjuvante
- Quem vai ganhar: Kieran Culkin (A Verdadeira Dor)
- Quem ainda tem chance: Yura Borisov (Anora)
- Quem merecia ganhar: Jeremy Strong (O Aprendiz)
Essa é também uma aposta garantida. Kieran Culkin não encontrou adversários na temporada de prêmios, em outra indicação duvidosa entre protagonista e coadjuvante (acho que ele está bem colocado aqui, mas entendo quem discorde).
A melhor atuação, entretanto, é de um colega de Culkin de Sucession. Jeremy Strong brilha demais como Roy Cohn, advogado e conselheiro do jovem Donald Trump em O Aprendiz.
Melhor Roteiro Original
- Quem vai ganhar: Anora
- Quem ainda tem chance: A Verdadeira Dor, O Brutalista
- Quem merecia ganhar: A Substância

Sean Baker criou em Anora uma história que mistura comédia, drama, sexo e ação, e levou o prêmio do Sindicato dos Roteiristas por isso. Mas não duvido que a Academia resolva dar o Oscar para Jesse Eisenberg e o seu A Verdadeira Dor. No fim, quem merecia mesmo o prêmio era Coralie Fargeat por A Substância.
Melhor Roteiro Adaptado
- Quem vai ganhar: Conclave
- Quem ainda tem chance: Nickel Boys, Um Completo Desconhecido
- Quem merecia ganhar: Conclave
Em roteiro adaptado, tudo caminha para o Oscar ir para as mãos de Conclave, baseado em um best-seller de Robert Harris. É uma pena que Ainda Estou Aqui não tenha sido indicado nessa categoria.
Melhor Filme Internacional
- Quem vai ganhar: Ainda Estou Aqui
- Quem ainda tem chance: Emilia Pérez
- Quem merecia ganhar: Ainda Estou Aqui

A maior chance de Ainda Estou Aqui no Oscar é em Melhor Filme Internacional. A obra de Walter Salles assumiu a dianteira da corrida após Emilia Pérez derreter com o escândalo de Karla Sofia Gáscon. Com as suas impressionantes 13 indicações, o filme francês ainda não está descartado, mas o brasileiro hoje é o favorito a ficar com a estatueta.
Melhor Animação
- Quem vai ganhar: Robô Selvagem
- Quem ainda tem chance: Flow
- Quem merecia ganhar: Flow
Um ano depois do prêmio ir para o Japão, por O Menino e a Garça, outro filme internacional tem chances de ganhar o Oscar. Flow, da Letônia, está na briga com Robô Selvagem pelo prêmio. Pessoalmente eu não fiquei muito flowrizado, mas seria legal ver o filme letão ganhando essa.
Melhor Direção de Arte
- Quem vai ganhar: Wicked
- Quem ainda tem chance: O Brutalista
- Quem merecia ganhar: Wicked
A direção de arte é uma peça importante de O Brutalista. Afinal, o filme de Brady Corbet conta a história de um arquiteto. Mas o Oscar deve ficar mesmo com Wicked e a sua recriação incrível do fantástico mundo de Oz.
Melhor Figurino
- Quem vai ganhar: Wicked
- Quem ainda tem chance: Conclave, Nosferatu
- Quem merecia ganhar: Wicked

O trabalho de figurino de Conclave é fantástico. Nosferatu também manda bem com o seu ambiente sombrio do século 19. Mas a concorrência com Wicked aqui é quase desleal.
Melhor Maquiagem e Penteado
- Quem vai ganhar: A Substância
- Quem ainda tem chance: Nosferatu, Um Homem Diferente
- Quem merecia ganhar: A Substância
Esse Oscar já está nas mãos de A Substância. A transformação da personagem da Demi Moore e o final catártico do filme são imbatíveis, mesmo com o bom trabalho de caracterização de Um Homem Diferente.
Melhor Fotografia
- Quem vai ganhar: O Brutalista
- Quem ainda tem chance: Maria, Nosferatu, Duna: Parte 2
- Quem merecia ganhar: Duna: Parte 2
Uma das injustiças da temporada foi Conclave não ter sido indicado nessa categoria. Assim, o caminho ficou aberto para O Brutalista ganhar o prêmio.
Melhor Edição
- Quem vai ganhar: Conclave
- Quem ainda tem chance: Anora
- Quem merecia ganhar: Wicked

Conclave é apontado como o favorito nessa categoria, embora Anora tenha chances, já que o editor também é o diretor, o produtor e o roteirista do filme, Sean Baker.
Melhor Efeitos Visuais
- Quem vai ganhar: Duna: Parte 2
- Quem ainda tem chance: Planeta dos Macacos: O Reinado, Wicked
- Quem merecia ganhar: Alien: Romulus
Antes de começar a temporada, Duna: Parte 2 era tido como um forte concorrente aos principais prêmios. O filme, apesar de ter sido indicado à categoria principal, foi definhando no decorrer do ano. O Oscar de Efeitos Visuais deve ser o prêmio de consolação.
Melhor Canção Original
- Quem vai ganhar: El Mal (Emilia Pérez)
- Quem ainda tem chance: Mi Camino (Emilia Pérez), The Journey (Batalhão 6888)
- Quem merecia ganhar: Like a Bird (Sing Sing)

Assim como em Atriz Coadjuvante, essa é uma categoria que não foi atingida pelo derretimento de Emilia Pérez. El Mal talvez tenha momento mais marcante de Zoe Saldaña no filme, e desponta como favorita. Mi Caminho, com Selena Gomez, é risível em tela, mas funciona se você só a escutar. E ainda tem Diane Warren, que com The Journey tenta a sua primeira vitória em 16 indicações.
Melhor Trilha Sonora
- Quem vai ganhar: O Brutalista
- Quem ainda tem chance: Robô Selvagem, Conclave
- Quem merecia ganhar: Robô Selvagem
Mais uma categoria em que o melhor ficou de fora. A trilha de Rivais, composta por Trent Reznor e Atticus Ross, merecia levar a estatueta, mas não foi indicada. Assim, a honra deve ficar com Daniel Blumberg, que ganhou o Bafta por O Brutalista.
Melhor Som
- Quem vai ganhar: Duna: Parte 2
- Quem ainda tem chance: Wicked
- Quem merecia ganhar: Duna: Parte 2
Eu não curti muito o Duna: Parte 2 (acho o pior filme entre os dez indicados ao prêmio principal). Mas é inegável o primor técnico do longa dirigido por Denis Villeneuve. Então, um Oscar pelo som é mais do que merecido.
Outras categorias
O blog não viu todos os documentários e todas os curta-metragens. Então vou fazer a Gloria Pires e dizer: “Não sou capaz de opinar”.
E você? Quem você acha que ganha o Oscar? Comente no Instagram do @cinemadesegunda. Aproveite e siga a gente também no Letterboxd!
O R7 entrou no clima do Oscar e, neste domingo (2) às 19h30, faz uma live especial, em parceria com o portal Estação Nerd, com todas as informações sobre a principal premiação do cinema. Será que o Brasil leva a primeira estatueta? Prepare a pipoca e o look de gala!