Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Estante da Vivi

‘Gênia’: saiba o que Cate Blanchett falou sobre Clarice Lispector em discurso de premiação na Espanha

Australiana de 55 anos citou a autora brasileira ao receber prêmio em reconhecimento à sua obra

Estante da Vivi|Vivian MasuttiOpens in new window


Cate Blanchett cita Clarice em premiação na Espanha Reprodução

“Vivemos em tempos incertos e busco coragem em Clarice Lispector [1920-1977], uma autora brasileira que é uma gênia em absoluto. Tenho lido o trabalho dela”, disse Cate Blanchett, durante discurso no Festival de Cinema de San Sebastian, na Espanha, no último sábado (21).

A atriz australiana de 55 anos citou um trecho de uma reflexão da autora brasileira — conhecida por ter pensamentos erroneamente creditados a ela na internet. Principal expoente da terceira geração do realismo brasileiro, conhecida como “geração de 45″, Clarice escreveu obras marcadas por caráter intimista e processos de epifania.

“Ela diz: ‘Existem certas vantagens em não saber. Como um território virgem, a mente está livre de equívocos. Tudo o que não conheço constitui a maior parte de mim: esta é a minha dádiva. E com esse não saber, eu entendo tudo’”, declarou Cate, ao receber o Prêmio Donostia, em reconhecimento à sua carreira, das mãos do diretor Alfonso Cuarón.

“Vivo com esperança, a jornada continua. Só existem ilhas de certezas. Então, muito obrigado por esta pequena ilha de certeza esta noite”, completou a atriz, ao encerrar o discurso.


Depois, em entrevista coletiva, ela voltou a citar a brasileira — que se dizia pernambucana, apesar de ter nascido na Ucrânia, país com o qual não tinha ligação.

“A Clarice diz: ‘É preciso muito esforço para ser simples’. Geralmente, coisas que parecem sem esforço exigem muita preparação.”

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.