Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Garagem R7
Publicidade

Gasta mais? Ligar em movimento estraga? Veja 10 mitos e verdades sobre o ar-condicionado do carro

Bloqueio atmosférico impede chegada de frentes frias e provoca calorão superior a 40ºC no Brasil, o que torna recurso indispensável

Garagem R7|Raphael Hakime


Ar-condicionado provoca maior consumo
Ar-condicionado provoca maior consumo

As cidades brasileiras se preparam para uma semana de calor intenso, com temperaturas que deverão romper a marca dos 40ºC, de acordo com previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A máxima está prevista para Cuiabá (MT), onde os termômetros podem chegar a 43°C.

Diante do clima abafado e a potência dos raios solares, os motoristas brasileiros lançam mão do ar-condicionado dos carros para amenizar a sensação de calor. Mas quais são os cuidados ao usar o recurso? Ligar o recurso gasta mais combustível mesmo? Veja os mitos e verdades sobre o ar-condicionado veicular.

1. Ar-condicionado gasta mais combustível na cidade?

Sim. Evite a tentação de ligar na cidade, o que provoca maior consumo. Já na estrada ocorre o inverso porque manter os vidros fechados colabora com a aerodinâmica e, por consequência, reduz a resistência. Com os vidros abertos, a entrada de ar “freia” o veículo.

O ideal é usar o ar-condicionado em uma potência baixa, no máximo no segundo nível. Em veículos que permitem ao motorista determinar a temperatura, deve-se operar, quando possível, com um nível de resfriamento que exigirá pouco do motor, em torno de 20° a 22°C.

Publicidade

2. É possível adaptar em veículo que não tem ar-condicionado?

Sim. Existe um mito de que a instalação posterior traz problemas ou não é tão eficaz, o que não procede. É possível colocar o sistema de ar-condicionado depois que o carro saiu da fábrica sem o recurso, mas o custo pode ser muito mais alto e precisa ser feito em oficinas credenciadas.

A instalação requer uma série de componentes que serão montados junto ao motor de dentro da cabine do veículo. Lembre-se de que incluir o ar-condicionado no carro é sempre mais fácil no processo de montagem do veículo do que acoplar o recurso com o carro já pronto.

Publicidade

3. Cheiro ao ligar o ar-condicionado é anormal?

Sim, é incomum. O mau odor está associado à falta de limpeza dos filtros e das bandejas da evaporadora do sistema. O cheiro ruim é provocado pela umidade acumulada no sistema, já que ocorre a proliferação de fungos.

4. A manutenção do ar-condicionado depende das condições a que o veículo é exposto?

Sim. Se você deixar o carro em ambientes com muita poeira e cinzas, é necessária uma limpeza mais frequente dos filtros, idealmente a cada três meses. Num carro mantido em situações normais, a limpeza de filtros deve ser feita a cada 8 meses e a inspeção do sistema todo ano.

5. Ar-condicionado de carros antigos precisam de manutenção mais frequente?

É possível adaptar ar, mas há regras para isso
É possível adaptar ar, mas há regras para isso

Não. Especialistas apontam que o princípio de funcionamento dos sistemas antigos é muito semelhante aos atuais, mas menos eficientes e mais propensos a quebras pelas condições tecnológicas disponíveis na época da fabricação. O gás usado no sistema antigo é menos eficiente e pior para a camada de ozônio devido ao CFC presente neste gás. 

6. Abrir as janelas para o ar circular antes de ligar o ar-condicionado funciona?

Sim, especialmente se o carro estiver estacionado sob sol forte por algumas horas. Abrir as janelas ajuda a diminuir a temperatura da cabine, o que implica num tempo menor para o sistema de climatização fazer o interior do carro atingir a temperatura desejada. Esse processo reduz o consumo de energia do sistema de climatização, o que se reflete também em economia de combustível.

7. Ligar o ar-condicionado com o veículo em alta velocidade pode danificá-lo?

Não. Porém, vale lembrar que, quando em movimento, numa estrada, por exemplo, o simples fato de acionar o sistema de ar-condicionado retira energia do motor do veículo. Quem está na direção vai notar uma diminuição do desempenho do veículo.

8. Motorista deve ligar o ar-condicionado pelo menos uma vez por semana?

Sim. É preciso acionar o sistema pelo menos uma vez por semana para fazer o gás circular no sistema e retirar a umidade da tubulação da cabine.

9. Desligar o ar-condicionado antes de dar partida prolonga a bateria?

Sim. Os sistemas atuais ligam o ar-condicionado somente depois que o motor está ligado, mas, na dúvida, e como esta fase consome muita energia, desligue o ar, faróis e outros sistemas que também consomem energia. Isso ajuda a prolongar a vida da bateria.

10. Há algum ganho ao abrir vidros um pouco antes de desligar o ar-condicionado?

Não, porque não existe um ganho de combustível ou autonomia com esse processo.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.