Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Por que achei justa a vitória de Anna Maz no Canta Comigo 4?

Libna, Lia Lira e Anna Maz foram as finalistas do Canta Comigo 4, e apesar das três merecerem o prêmio, concordei com a decisão do público de casa

Toque Toque|LEO VON, do R7

Digite a legenda da foto aqui
Digite a legenda da foto aqui Digite a legenda da foto aqui
Lia Lira em sua primeira apresentação
Lia Lira em sua primeira apresentação Lia Lira em sua primeira apresentação

A primeira cantora a se apresentar na quarta temporada do programa Canta Comigo exibido pela Record TV foi a Lia Lira. Ela chegou deslumbrantemente linda, com um vestido que parecia a Jessica Rabbit do desenho animado. Eu era um novato ali, meu primeiro dia de gravação como jurado e a primeira vez que julguei a apresentação de um candidato. Após ouvir a Lia cantar, comentei com meus colegas de juri: “Tenho certeza absoluta que ela será a campeã do programa”. Eu nunca havia ouvido uma cantora tão boa quanto ela ao vivo.

A cantora Libna
A cantora Libna A cantora Libna

Libna cantou em sua primeira apresentação o hino Redemption Song, famosa na voz do cantor de reggae, Bob Marley. Minha versão preferida dessa música é a de Johnny Cash, que fez uma “redenção à música” com sua versão acústica, crua e poderosa ao lado de Joe Strummer da banda punk The Clash. Isso foi até ouvir a versão de Libna que, como ela mesma disse na final, fez essa música dela. A interpretação e o sentimento que ela depositou, explodiram naquele palco, fazendo dela outra grande favorita. Libna trouxe o glamour da diva que é, com uma rusticidade extremamente elegante da qual essa música precisa e uma técnica vocal impecável.

Anna Maz cantando "O Fantasma da Ópera"
Anna Maz cantando "O Fantasma da Ópera" Anna Maz cantando "O Fantasma da Ópera"

Anna Maz, cantou o Fantasma da Ópera, muito comum em competições musicais, principalmente para quem tem formação lírica e precisa se “popularizar” na TV nacional. Até aí nada de surpreendente, mas foi só ela abrir a boca. Na verdade, ficamos nós, do juri, totalmente boquiabertos com a apresentação dela. O que me chocou não foram as notas agudas que ela alcançou no final, mas as transições de estilo em que ela passeava livremente. Saia do Pop ao Rock até o Lírico, com a mesma facilidade que mudava de técnica, intenção, sem perder em nenhum momento a linha de interpretação. Além de tudo, um timbre único.

Final

Publicidade

O episódio da final, foram dois programas gravados num só dia. Apesar de fisicamente exaustivo, fomos todos presenteados com apresentações inesquecíveis. Mas no final, ficaram apenas três, todas merecedoras de estarem ali. Libna cantou Leave the Door Open (Bruno Mars e Silk Sonic) mostrando outro lado que ainda não conhecíamos, Lia Lira que para mim seria, até o episódio final, a campeã do programa, interpretou Stand Up (Cynthia Erivo) e antes dela Anna Maz fez “Wuthering Heights” (Kate Bush).

Só que a primeira apresentação de Anna Maz na grande final cantando “Wuthering Heights” foi, sem dúvida, um dos melhores números musicais que assisti em toda minha vida. Tudo que eu amo numa voz e numa interpretação estava ali. O mais importante, ela saiu do óbvio. Kate Bush é uma cantora única, muito difícil de se definir e tão importante para a música internacional que redefiniu muitas questões de melodia e vocalização no Pop mainstream. Não é à toa que está novamente em primeiro lugar nas paradas com o sucesso de “Running Up That Hill” por causa da série Stranger Things 4. Não somente uma composição extremamente complicada de se interpretar e manter a afinação, “Wuthering Heights” passeia por referências de ópera, rock, pop, jazz e musicais da broadway.

Publicidade

Após ouvir Anna cantando essa música, eu estava completamente entregue. Foi algo único, sublime, perfeito. Eu estava tão empolgado que pulava, gritava, me lembrei porque sou músico e porque escolhi essa profissão. As últimas apresentações após definido o pódio final, não apenas das outras candidatas, mas incluindo a versão de Fame da própria vencedora, não tiveram o mesmo impacto que “Wuthering Heights”. Um bom exemplo de repertório bem escolhido. Tanto a apresentação da Libna com “Chain of Fools” da Aretha Franklin, quanto Dangerous Woman com a Lia na segunda vez foram mais interessantes que “Fame” da Anna Maz. Só que já era tarde demais, e o “estrago avassalador de Wuthering Heights” era irrecuperável.

Por que achei justa a vitória de Anna Maz?

Publicidade

Lia Lira continua sendo uma das cantoras mais tecnicamente perfeitas que ouvi na minha vida e Libna continua sendo uma das maiores intérpretes e brilhantes cantoras que já presenciei, mas “Wuthering Heights” de Anna Maz mexeu com meu estado físico, mental e emocional. Cantei essa música durante uma semana inteira sem parar, como se tivesse sido a primeira vez que ouvi.

Anna Maz interpretando "Wuthering Heights" de Kate Bush
Anna Maz interpretando "Wuthering Heights" de Kate Bush Anna Maz interpretando "Wuthering Heights" de Kate Bush

Anna Maz saiu do lugar comum, do esperado, do corriqueiro. Deixou de lado as Mariah Careys e as Whitney Houstons, o R&B e o Pop, e trouxe algo que ninguém esperava. Nos presenteou com algo único, assim como ela mesma. Personificou a artista que é em música. Antes de cantar comentou que se identifica com Kate Bush exatamente por ela ser uma cantora estranha, diferente. E foi justamente por isso que ela venceu o Canta Comigo 4.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.