Rodeio Itu Rodeio Itu tem controle rígido para proteção aos animais

Rodeio Itu tem controle rígido para proteção aos animais

Organização e promotoria de Justiça do Meio Ambiente assinaram TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que estabelece ações específicas durante a festa 

Parceria com MP garante proteção aos animais no Rodeio Itu 2019

Preocupação com os animais é uma das principais bandeiras do evento

Preocupação com os animais é uma das principais bandeiras do evento

Divulgação

O Rodeio Itu, que em 2019 chega à 13ª terceira edição, prepara uma série de ações para garantir o bem-estar dos animais. Os organizadores do evento e a promotoria de Justiça do Meio Ambiente da cidade assinaram um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que estabelece um controle rígido de todo o processo envolvendo 'as grandes estrelas do espetáculo'. 

Uma equipe técnica composta por veterinários, ONGs e representantes do Ministério Público vão acompanhar os animais do transporte inicial ao fim da festa. Para que o conforto e a segurança deles sejam preservados, a estrutura deste ano vai contar, inclusive, com uma fazenda afastada do local para recebê-los após cada noite de apresentação. 

De acordo com a organização do evento, a permanência máxima permitida na região da arena será de quatro horas. Após o período, eles devem voltar para o pasto. Além disso, os touros e cavalos participam das montarias em dias alternados, com 45 horas de descanso após os oito segundos de show.

Outro cuidado é com os possíveis prejuízos à audição dos animais. Os grandes shows reservados para este ano, de acordo com os itens descritos no termo de ajustamento de conduta, só devem começar após a retirada dos bichos. Além disso, o uso de equipamentos pontiagudos e de choque nas montarias, mais uma vez, não será permitido e o peão que faz uso destes instrumentos será desclassificado da disputa. 

Edição 2019

O tradicional evento de música do interior de São Paulo acontece nos dias 6, 7, 13 e 14 de setembro e o preço dos ingressos varia entre R$ 30 e R$ 400. A novidade deste ano é que a infraestrutura será superior a do ano passado, com uma arena maior. Além disso, o layout também será novo, com ampliação e melhorias na área de acesso e estacionamento, e novos setores para o conforto do público.