A pasta de dente ideal, o flúor...O que preciso saber? - por Dra. Heloisa Viana de Almeida
A pasta de dente ideal, o flúor...O que preciso saber? - por Dra. Heloisa Viana de Almeida
AMAR MATERNIDADE|Do R7
Olá mamys,
Tudo bem?
Você sabe qual é a melhor pasta de dente para o seu pequeno? Confira o post da querida Dra. Heloisa e saiba mais sobre as pastas de dente e a higienização bucal dos babys!
(Foto de internet)
Olá, mamães e papais!
Hoje vamos falar de um assunto que nos deixam cheios de dúvidas... A PASTA DE DENTE!!! Isso porque, assim como as escovinhas, também existem várias marcas e tipos diferentes.
Quero esclarecer os principais conceitos para que vocês se sintam seguros e saibam o que é melhor para os pequenos.
Atualmente, existem muitas pesquisas científicas de qualidade sobre os benefícios de uso do flúor desde os primeiros dentinhos. Mas, muitos pais ainda têm medo, pois também existem várias pessoas que têm opiniões contrárias.
(Foto de internet)
O primeiro conceito que temos de pensar é a ALIMENTAÇÃO.
Hoje em dia, o que mais encontramos são alimentos muito pastosos/pegajosos e também cheios de conservantes/ácidos, e tudo isso ajuda a diminuir o PH da nossa boca – traduzindo, significa: as bactérias “malvadas” se proliferam!!!
Além disso, as crianças têm muito mais acesso a doces, o que significa: as bactérias do “malvadas” se proliferam ainda mais, ou seja, AUMENTA O RISCO DE CÁRIE.
(Foto de internet)
O segundo conceito é que toda a família sabe que é MUITO difícil realizar uma escovação 100% nas crianças. E nos bebês é ainda mais difícil. Então, usando a pasta conseguimos melhorar o PH da boca e auxiliar na manutenção da saúde.
(Foto de internet)
O último conceito que temos a entender é que a ESCOVINHA é que faz a limpeza dos dentes, mas a pasta é a substância que usamos para ajudar a gengiva e os dentes a ficarem saudáveis.
E quem prescreve a pasta dental? O Odontopediatra!!! Os pais precisam de um treinamento para escovarem direitinho e removerem os resíduos da boca dos bebês e das crianças.
Minha experiencia diária mostra que SIM, o flúor é benéfico e seguro, desde que USADO COM CRITÉRIO, sendo prescrito na CONCENTRAÇÃO e QUANTIDADE corretas! Isso você aprenderá na consulta do seu bebê!!!
ATENÇÃO: PARA CADA IDADE É INDICADA UMA DETERMINADA QUANTIDADE DE PASTA!!!
MAS AGORA, MESMO COM APENAS DOIS DENTINHOS, EU JÁ DEVO COLOCAR PASTA NA ESCOVINHA?
(Foto de internet)
SIM, devemos colocar pasta, mas sabendo que ela deve ser vista como um medicamento, ou seja, sempre com cautela de acordo com a prescrição feita pelo odontopediatra. E é a mamãe ou o papai quem deve realizar a escovação com flúor, apoiando bem o bebê e realizando os movimentos, conforme ensinados em consulta.
OS BEBÊS PODEM TER CÁRIE?
Sim! Infelizmente, bebês podem ter cárie e necessitar de tratamentos invasivos, por isso, a importância de prevenir com escovações diárias e acompanhamento em consultório.
“Meu bebê ainda não teve contato com doces, eu amamento normalmente e oferto papinhas e sucos - tudo natural, mesmo assim, preciso escovar? Ele pode ter cárie? ”
Sim, mamãe! A partir do primeiro dentinho, temos que usar a escovinha e fazer toda a escovação certinha, pois, qualquer bebê pode ter cárie se tiver restos de alimentos (fermentando) e ausência de higiene bucal. Todos nós temos bactérias do “bem” e do “mal” na boca e sem a higiene correta, as ruins se proliferam.
Ok, todo mundo agora já está sabendo que a pastinha vai ser nossa ALIADA no combate a cárie, então, lá vão algumas dicas sobre a nossa amiga!
DICAS SOBRE A PASTA DENTAL IDEAL
NÃO deixe ao alcance das crianças!
(Foto de internet)
NÃO use pastas com componentes branqueadores.
(Foto de internet)
USE sempre na quantidade e concentração indicadas em consulta!
(Foto de internet)
Realize a escovação do seu filho e sempre tenha atenção para remover o excesso da pasta para que o bebê não a engula.
Queridas mamães e papais, nenhum post substitui a consulta, mas a nossa intenção é apenas compartilhar a informação e a deixar mais segura!
Quem quiser algum artigo científico sobre as pastas, uso de flúor, é só mandar um e-mail para mim: heloisavalmeida@yahoo.com.br.
Beijos e até o próximo post!!