Antibióticos em Pediatria - por Dr. Claudio Len
Antibióticos em Pediatria - por Dr. Claudio Len
AMAR MATERNIDADE|Do R7
Olá mamães,
Tudo bem?
Quando os nossos pequenos ficam doentinhos, muitas dúvidas surgem sobre os medicamentos, principalmente antibióticos.
No post de hoje, o Dr. Claudio Len, vai falar sobre antibióticos e antitérmicos, mas lembrem-se, o ideal é sempre levar seu baby ao pediatra, nunca medique seu filho por conta própria.
(Foto de internet)
As doenças mais prevalentes na infância são as infecções, que podem ser causadas por vírus ou bactérias. E, em alguns casos, vírus e bactérias ao mesmo tempo. Os sintomas mais frequentes das infeções respiratórias são febre, tosse, coriza e falta de ar. Podem estar presentes em resfriados, bronquiolite, faringites, sinusites e pneumonias, entre outras infeções, de acordo com o tipo de infeção e resposta imunológica da criança. Uma consulta pediátrica permite um diagnóstico correto na maioria dos casos, mas em algumas situações são necessários exames de sangue, radiografias e outros testes para o esclarecimento diagnóstico.
(Foto de internet)
Nos casos de infecções por vírus, o tratamento consiste em medicamentos sintomáticos, como os antitérmicos. Quando a infecção é por bactéria, são usados os antibióticos, por via oral, intramuscular ou intravenosa. Nestes casos, os benefícios superam facilmente os eventuais riscos, como as alergias e a diarreia. Muitos pais ficam receosos em dar antibióticos, especialmente em infecções de repetição, pois acham que seus filhos ficarão “resistentes” aos antibióticos, ou com a “imunidade diminuída”. Isto não é uma realidade do ponto de vista médico, e o fato de não usar um antibiótico quando está indicado pode acarretar em infecções mais complicadas. O uso deve ser criterioso, e os pediatras estão treinados para o uso correto destes medicamentos.