Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Viva a Vida

Como ensinar uma segunda língua na Primeira Infância? - por Dra. Mariana Pedrini Uebel

Como ensinar uma segunda língua na Primeira Infância? - por Dra. Mariana Pedrini Uebel

AMAR MATERNIDADE|Do R7

Olá mamães e papais,

Tudo bem? 

No texto anterior da Dra. Mariana Pedrini Uebel, vimos quais são os benefícios dos pequenos serem bilíngues. Hoje vamos aprender como ensinar uma segunda língua para os nossos pequenos. 

Boa leitura!


(Foto de internet)

Amar Maternidade - R7 Meu Estilo
Amar Maternidade - R7 Meu Estilo

Usar duas línguas desde o começo: muitas crianças crescem aprendendo duas línguas ao mesmo tempo. Comece cedo:crianças de 2-3 anos de idade estão não somente aumentando seu vocabulário, mas também começando a reconhecer padrões de fala que escutam desde o nascimento. Quanto antes se introduzir a segunda língua, mais fácil vai ser para a criança diferenciar os sons. A habilidade de escutar as diferentes pronúncias fonéticas é mais apurada antes dos 3 anos, e perdemos a capacidade de escutar e pronunciar certos sons se não somos expostos desde cedo. Usar somente uma língua em casa:  A criança pode aprender a segunda língua na escola na fase escolar. Proporcionar experiências para escutar e praticar, usando as duas línguas em situações do cotidiano. 


Pode acontecer algum problema de linguagem por ensinar duas línguas?

As crianças aprendem mais de uma língua sem desenvolver problemas de fala ou de linguagem, tem um desenvolvimento normal. Algumas podem demorar mais tempo para falar, mas entendem tudo o que as pessoas falam.


(Foto de internet)

O que usar para ajudar uma criança a ser bilíngue?

Expor a criança a situações cotidianas: a melhor forma de ajudar uma criança a aprender uma língua é ouvindo as pessoas falarem fluentemente. Ela vai aprender a conhecer os sons e a pronúncia natural ao escutar as pessoas conversando. Livros: contar histórias e mostrar as figuras dos livros. Comprei vários livros pela amazon. Músicas: cantar as músicas é uma forma super bacana de introduzir o vocabulário para a criança. Uso o you tube kids. Ensinar uma palavra de cada vez: quando a criança aprender um nova palavra, ensine como se fala na segunda língua também. As meninas falam as poucas palavras que sabem em inglês, apesar de entenderem o que falamos em português com elas. Ter expectativas razoáveis: uma criança pode não aprender a falar outra língua fluentemente ouvindo palavras, assistindo vídeos ou cantando músicas. Mas simplesmente estar exposta a um outro idioma vai ajudá-la a entender as frases quando escutá-las.

Apesar de ser trabalhoso, é muito gratificante ensinar uma criança a ser bilíngue e com certeza, nossos filhos vão agradecer no futuro! A experiência de falar mais de uma língua parece ter influência desde a infância até a velhice: estudos mostram que aprender uma segunda língua  (e pode ser até mais tarde na vida), faz com que a pessoa seja mais resistente à demência e a outros sintomas da Doença de Alzheimer, tendo o início da doença mais tardio do que aqueles que só falam uma língua. Mais uma prova de que as palavras que a gente escuta e as frases que falamos deixam uma marca importante no nosso cérebro.

E vocês, como fazem com seus filhos e como tem sido a sua experiência?

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.