Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Makes & Afins
Publicidade

'Nevou!': veja dicas de cuidados se você, assim como Beyoncé, quer platinar o cabelo no final do ano

Especialistas explicam o processo de descoloração e revelam truques para manter a saúde dos fios

Makes e Afins|Mariana Morello e Mariana Morello

Beyoncé ostentou os fios brancos nas redes sociais
Beyoncé ostentou os fios brancos nas redes sociais Beyoncé ostentou os fios brancos nas redes sociais

O verão 2024 está batendo na porta e, com ele, chega uma tendência capilar febre entre os jovens: o "nevou". A moda faz referência ao cabelo platinado — branco como neve — adotado nesta época do ano, principalmente pelos garotos, mas que já está subindo à cabeça das meninas. Nas redes sociais, as hashtags desse estilo já somam mais de 300 mil publicações.

No último dia 26 de novembro, a cantora Beyoncé surgiu com os fios platinadíssimos na estreia do filme da sua última turnê mundial Renaissance, dando o start oficial na tendência.

Porém, quais são os cuidados necessários para atingir os resultados desejados com a descoloração, mantendo a saúde dos fios?

O barbeiro Yuri Phelippe — conhecido como Rust Barbeirão — é mestre no nevou. Ele, que atua na zona oeste do Rio de Janeiro, divide seus conhecimentos com quase 100 mil seguidores nas redes sociais, compartilhando truques e segredos para o platinado perfeito nos rapazes.

Publicidade

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto

Publicidade

"Antes de fazer a descoloração, peço para o cliente não lavar a cabeça durante 5 dias ou mais, para o couro cabeludo estar menos sensível. No dia do atendimento, antes de iniciar, uso óleo de coco no couro para fazer uma proteção", ensina, em entrevista ao blog.

Para o tratamento em casa, o profissional pede aos clientes para usarem máscara hidratante semanalmente para recuperar o ressecamento dos fios.

Porém, a maioria dos atendimentos nas barbearias é em cabelos bem curtinhos, que pedem um nível de cuidado diferente dos fios longos. Então, como a mulherada com o cabelo comprido precisa agir antes e depois de fazer a descoloração global?

CUIDADOS NECESSÁRIOS ANTES DE DESCOLORIR O CABELO

Fernanda Nichelle, médica que atua exclusivamente na área estética, adverte que, antes de fazer uma descoloração global, é necessário se certificar da saúde do couro cabeludo. Os produtos usados no processo têm muita química e são superagressivos, por isso é preciso ter um couro saudável para aguentar a pancada.

"O local deve ser examinado por um médico antes. Não pode ter nenhum processo inflamatório, nem dermatite seborreica. Esse couro cabeludo precisa estar saudável para suportar a agressão", explica.

Na 15ª edição de 'A Fazenda' os peões também entraram na onda e descoloriram os fios
Na 15ª edição de 'A Fazenda' os peões também entraram na onda e descoloriram os fios Na 15ª edição de 'A Fazenda' os peões também entraram na onda e descoloriram os fios

O cabeleireiro Leandro Michelin completa as orientações: "O processo requer um cabelo natural, livre de qualquer ativo químico, como coloração, progressiva, etc."

Segundo Michelin, além da avaliação do couro cabeludo, é de extrema importância olhar para o fio, que também deve estar forte para enfrentar a química. "O cuidado está em fazer avaliação do fio. Caso não esteja apto, fazemos uma reconstrução pré-descoloração, que vai fortalecer a haste e evitar uma possível quebra."

Então, seguindo as orientações dos dois especialistas, o primeiro passo é buscar profissionais aptos e realizar um teste de mecha.

CUIDADOS COM O CABELO PLATINADO

Para Leandro, o cuidado intenso nos primeiros 20 dias após o procedimento é essencial. "Além de ser feita uma reestruturação imediata [no salão], a cliente deve usar produtos adequados no dia a dia em casa", ensina.

O cabeleireiro revela que um leave-in para cabelos danificados, que trata e protege os fios, como o Uniq One de Revlon (que também tem FPS), por exemplo, é de uso obrigatório.

Leia também

"Para manter os fios saudáveis e hidratados, usem produtos que contenham Biotina, glicerina e vitamina B1 e B2. Os ativos irão trazer emoliência, saúde e brilho ao cabelo", explica Leandro.

Mas é muito importante conversar com o profissional que realizou a descoloração e pedir indicação de cosméticos que vão atender às necessidades do seu cabelo. "O home care vai de acordo com o tipo de fio e nível de clareamento, é bem individual", diz o profissional.

"Cabelos descoloridos de forma global precisam de pausa entre as lavagens (a cada dois dias). Evite prancha em excesso e qualquer tipo de óleo, já que eles acabam bloqueando absorção de nutrientes com o uso frequente", ensina o cabeleireiro.

RETOQUE DE RAIZ DO CABELO PLATINADO

Cada cabelo tem um intervalo ideal, porque cada haste responde de uma maneira diferente à descoloração. Mas, para manter a uniformidade do tom, Leandro indica um retoque entre 20 e 30 dias.

Porém, é bom lembrar que mesmo passados os 30 dias, o cabelo e o couro cabeludo devem estar aptos para receber a química do descolorante mais uma vez. Então, além do aval do especialista, é importante manter o cuidado regrado para fortalecer a haste.

Veja também:7 tendências de moda usadas por Beyoncé em sua turnê mundial

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.