Logo R7.com
RecordPlus
Na Mesa com Cerveja

O casamento que mudou a história da cerveja

Para a Oktoberfest, cervejarias produzem uma série especial da bebida, usando receitas centenárias, para servir no evento

Na Mesa com Cerveja|Leopoldo de MoraesOpens in new window

  • Google News
Movimentação durante a São Paulo Oktoberfest 2025, realizada no Parque Villa-Lobos MARCELO ESTEVãO/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO - 19.09.2025

O ano era 1810 quando o então rei bávaro Luís I (Ludwig) se casou com Teresa da Saxônia (Therese von SachsenHildburghausen). Para esse maravilhoso acontecimento, ele decidiu fazer uma grande festa pública, com corridas de cavalos e muita comida e bebida para o povo. Essa festividade durou uma semana.

O sucesso do evento fez com que ele viesse a se repetir nos anos seguintes, com a participação não apenas do povo da região, mas também de outros estados da confederação germânica.

Estamos falando de como começou a maior festa da cerveja no mundo, meus amigos, a Oktoberfest. Eu sei que estamos em setembro, porém existe uma curiosidade, as comemorações foram antecipadas em algumas semanas, a fim de caírem em dias mais quentes no Hemisfério Norte, pois em outubro, na Alemanha, já faz bastante frio.

Com isso, a despeito do nome, a Oktoberfest realizada atualmente em Munique ocorre quase que totalmente em setembro.


Todo mês de março, as seis cervejarias oficiais começam a produzir uma série especial da bebida chamada Oktoberfest (ou märzen - de março, em alemão), usando receitas centenárias no cuidadoso preparo da cerveja que será servida na festa.

Trata-se de um estilo parecido com o pilsen, o mais apreciado no Brasil, porém mais encorpado e alcoólico.


E, aproveitando o assunto, a maior festa da cerveja do mundo está passando por São Paulo. Isso mesmo, até o dia 05 de outubro a capital paulista recebe a São Paulo Oktoberfest no Parque Villa-Lobos.

E como já é de costume, vou deixar algumas sugestões desse estilo de cerveja que é um dos meus preferidos: o Oktoberfest ou märzen para os alemães, abraço e até a próxima rodada!!!! Prost!!


Oktoberfest Bier: leve sabor de lúpulo e uma forte nota de malte Divulgação

Cerveja: Oktoberfest Bier

Cervejaria: Paulaner

Desde 1818, produz a Oktoberfest Bier de baixa fermentação durante a festa alemã. O equilíbrio perfeito entre um leve sabor de lúpulo e uma forte nota de malte. Uma cerveja festeira, que sempre cai bem. Esta cerveja é produzida exclusivamente para a Oktoberfest. É lá que ela pertence, junto com toda a diversão da feira, como a roda-gigante e as amêndoas torradas.

Estilo: Oktoberfest

IBU (Amargor): 20

ABV (Teor alcoólico): 6%

Hofbräu Oktoberfestbier: encorpada e de baixa fermentação Divulgação

Cerveja: Hofbräu Oktoberfestbier

Cervejaria: Hofbräu

A Oktoberfest de Munique é o maior e mais famoso festival de cerveja do mundo. Todos os anos, mais de seis milhões de visitantes celebram a atmosfera única e a cerveja de Munique. Já em 1810, na primeira Oktoberfest, realizada em homenagem ao casamento do príncipe Ludwig e sua Teresa, uma taverna da então “Royal Hofbräuhaus” estava lá para atender às festividades da corte. Até hoje, a Hofbräu Oktoberfestbier uma cerveja especial encorpada e de baixa fermentação - com seu fino aroma de lúpulo, combina perfeitamente com frango assado Wiesn.

Estilo: Oktoberfest Bier

IBU (Amargor): 23

ABV (Teor alcoólico): 6,3%

Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.