Confira 7 curiosidades sobre o look de festa junina
Alguns elementos vieram da Europa durante a colonização e foram adaptados à cultura brasileira; saiba mais!
Arraiá R7|Renato Fontes
Começou a temporada de festas juninas pelo Brasil. Chapéu de palha, camisa xadrez, calça jeans e botas são elementos de vestuário básicos e obrigatórios para quem quer curtir um arraiá a caráter.
Mas você sabe a origem desses trajes juninos? O Arraiá R7 traz agora 7 curiosidades sobre o look de festa junina que vão te surpreender. Confira!
1- Xadrez
Conhecido como Tartan no século 18, o xadrez representava os escoceses. Ao chegar no Brasil, o tecido passou a ser vestuário do campo, sendo adaptado à festa junina, por sua representação caipira.
2 - Chapéu de palha
O chapéu de palha representava os homens que trabalham no campo e usam o chapéu para se protegerem do forte sol.
3 - Bigodes e cavanhaques
Eram tratados como símbolos de masculinidade
4 - Tecido dolorido
Como as roupas juninas tiveram parte de sua origem em festas da corte europeia, a seda era o tecido mais utilizado. Ao chegar no Brasil, foi substituída pela Chita, material mais barato e colorido.
5 - Calça com remendos
Ao contrário do que muitos acreditam, os remendos eram sinal de roupas novas. Como os camponeses tinham poucas roupas, elas se desgastavam rapidamente. O jeito era remendar as peças gastas para parecerem novas e bonitas.
6 - Vestidos extravagantes
As roupas extravagantes usadas pelas mulheres tinham o objetivo de não apenas impressionar os homens na festa, mas também facilitar os movimentos ao dançar graças às anáguas usadas por debaixo das saias.
7 - Maquiagem
A maquiagem forte, costume entre a nobreza europeia em séculos passados, era usada pelas mulheres para chamar atenção dos camponeses.
Agora que você está por dentro da história do look junino, conheça receitas deliciosas que o Arraiá R7 separou para sua festa.
Os conteúdos do São João da Paraíba produzidos pelo Arraiá R7 são um oferecimento de Deline e Loterias Caixa.