Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais

A epópéia do confuso e a "tornação" da mentira verossímel em história absoluta

Até onde sei|Carmen Farão

Sinto falta da língua portuguesa. De palavras elaboradas. A falta de vocabulário criou um brainstorming absurdo num texto surrealista. Exercício de linguagem e memória. O que você, paciente leitor, lerá a seguir é reflexo inconsciente de Borges e seu “Livro dos Seres Imaginários” . O golpe de misericórdia foi o final da série Penny Dreadful meses passados. Sempre o humor de Ariano Suassuna. Ouso, pois. Deixei sair. Pode ser comédia mas nunca o contrário. Divirtam-se.

Na Grécia antiga, sob o signo ariano, sussuassunavam boatos sobre o marcado cabra macho por demais covarde temente ao passado, presente e futuro. Mesmo sem saber, e assim sendo, de olhos bem abertos, nasceram os trigêmeos na ilha de Cóxis: Mesóclise, Próclise e Êncrase. Na época, o Imperador Pretéribus, o tal cabra macho de roer a fronha, receava que os recém-nascidos ao crescer subtraíssem-no o trono. Decretou, pois, a morte de todos os recém-bebês em Pompéia a partir dos primeiros raios do despertar da manhã sanguinária. Como última esperança para salvar seus amados trigêmeos, Plêiade, a grande mãe, logo após o parto, amarrou seus umbigos e os depositou no rio Ganges sobre uma sacolinha biodegradável com marca aparente. Quis a sorte que dejetos acumulados do Ganges não permitisse um movimento d'água e que o rio corresse seu curso. Preocupada, Plêiade começou a assoprar violenta e insistentemente a sacolinha para que se distanciasse dali antes que os algozes de Pretéribus os alcançassem. A grande mãe sofria de asma crônica desde pequenininha e, faltando-lhe ar nos pulmões, caiu dura, com a boca ainda em bico, à beira do rio putrefato. Roxa como a barra de sua saia.

Como se não bastasse o prenúncio da tragédia, a sacolinha biodegradável começava a se desfazer sobre o líquido que permanecia na superfície. Amarrados pelo cordão umbilical, o destino tríade estava traçado: um por todos, todos por um. Próclise foi o primeiro a ter a sacolinha desfeita sob o seu corpinho indefeso, porém não afundou. O deus dos meninos trigêmeos do olimpo havia providenciado um volume denso, enrolado num tipo de tecido que lhe serviu de embarcação, e assim, Próclise acabou por guiar os irmãos Mesóclise e Êncrase para a beira do rio, não muito distante dali, onde uma foca e um pinguim ensaiavam a criação de uma nova espécie. Ao perceber a presença dos menores, interromperam o ato e prontamente acolheram as crianças, levando-as para as cavernas geladas e seguras daquele polo que se diz o sul. (to be continuous...)

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.