Exercício No. 1 - Microcontos
Até onde sei|Octavio Tostes
Com orientação de Paulo Nogueira
Conceito
“Microconto é uma narração inteira subentendida em pequenos contextos e ações que dependem da superinterpretação do leitor.”.
Clássicos
O DINOSSAURO
Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá.
(Augusto Monterroso)
A mulher que amei se transformou em fantasma. Eu sou o lugar das aparições.
(Juan Arreola)
Vendem-se
Sapatos de bebê.
Sem uso
(Ernest Hemingway)
A velha insônia tossiu três da manhã.
(Dalton Trevisan)
Rascunhos
INSTRUÇÃO
Finda a caça o Justiceiro inquiriu Nove Dedos.
- O que o senhor alega em defesa?
- Fui condenado pelo que fiz de justo.
Comentário do professor:
“Legal, transcende a conjuntura e pode se aplicar a qualquer réu. Sem essa extrapolação, a narrativa perderia bastante, rondando o panfletarismo - que, contra ou favor, é sempre um tiro no pé, literariamente falando, pois fica datado.”.
RITO
Caçou no mar à noite. Na areia rodeado pelos amigos da ilha comeu cru o coração da tartaruga. Toda vez que lembra a lágrima da presa corta-lhe no fundo do peito.
Comentário:
“’Toda vez que lembra a lágrima da presa corta-lhe no fundo do peito.’. O que é que lhe corta no fundo do peito – a lágrima da presa? Então, para o enunciado ficar correto, das duas uma:
a) “Toda a vez que se lembra daquilo, a lágrima da presa lhe corta no fundo do peito.”
Ou:
b) “Toda vez que se lembra da lágrima da presa, ela lhe corta no fundo do peito.”
Título funcional, adiciona uma ambivalência ao texto, já que se trata uma reminiscência sempre agridoce, um protocolo afetivo, quase um memorial.”.
SONHO
O ultraleve em que mesmo sem saber pilotar voaria para onde sempre quisera viver era o carrinho de rolimã, presente do pai.
Comentário:
“Ideia interessante, poderia ficar bem em qualquer ficção, conto convencional, romance. Mas não basta para povoar um micro. Pois é descrição lírica, que abarca o passado e o futuro. Falta o pé no chão, no aqui e agora, para enraizar a narrativa minimalista – a peripécia em tempo real. Um conto corresponde a um presente eterno, a uma curva no espaço/tempo.”.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.