Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Ligia Braslauskas (Blog Literatura) - Blogs
Publicidade

Para entender um pouco mais sobre a politica brasileira

Como advogado constitucionalista, atuante perante o STF, Claudio Souza Neto pode lidar com inúmeros conflitos institucionais oriundos dos acontecimentos políticos que marcaram a última década

Ligia Braslauskas Literatura|Do R7 e Ligia Braslauskas

Souza Neto diz que há um processo de erosão democrática no Brasil
Souza Neto diz que há um processo de erosão democrática no Brasil Souza Neto diz que há um processo de erosão democrática no Brasil

Para pensar a política brasileira, uma boa dica é ler o livro “Democracia em crise no Brasil: valores constitucionais, antagonismo político e dinâmica institucional”, do advogado e professor de direito constitucional Cláudio Pereira de Souza Neto, que discute o processo de enfraquecimento do sistema democrático no País.

Como advogado constitucionalista, atuante perante o STF, Souza Neto pode lidar com inúmeros conflitos institucionais oriundos dos acontecimentos políticos que marcaram a última década, como a explosão social de 2013, o impeachment de Dilma Roussef, a Lava-Jato, a ascensão de Jair Bolsonaro e os efeitos da pandemia de Covid-19 na vida nacional. Todos esses fatos, segundo o autor, estão numa cadeia que levou à deterioração das instituições.

Souza Neto diz que há um processo de erosão democrática no Brasil. “Antigamente, no velho golpe de estado, a democracia colapsava num só momento; os tanques iam para a rua, uma junta assumia ao poder e havia clareza entre o fim de um regime e o início de outro. Hoje, não existe mais isso: há pluripartidarismo, alguma liberdade de expressão, mas as instituições vão se enfraquecendo, o espaço de oposição vai se comprimindo, há uma torrente de fake news, que desmoraliza políticos e poderes.”

O professor também cita as pressões até sobre órgãos do Executivo dotados de certa autonomia, como Polícia Federal, Receita Federal e Coaf. O conceito atual de assédio institucional, de acordo com Souza Neto, aplica-se muito bem ao caso brasileiro e também a vários outros países, como Hungria e Polônia. “O Executivo tem tentado acabar com a autonomia, acabar com a independência dos demais poderes, de órgãos que o integram também, para exercer o poder de maneira cada vez mais concentrada.”

Publicidade

“Democracia em crise no Brasil: valores constitucionais, antagonismo político e dinâmica institucional”

460 páginas

Publicidade

R$ 57 (impresso)

R$ 40,41 (e-book)

Editora Contracorrente 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.