Logo R7.com
RecordPlus
Se eu fosse eu
‌

Vini Jr. fez prova na escola sobre ‘Como Nasceram as Estrelas’, livro de Clarice Lispector

Tímido e vencedor, o jogador quer as 6 estrelas na camisa da seleção brasileira

Se eu fosse eu|Renata ChiarantanoOpens in new window

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Vini Jr., aos 10 anos, fez uma prova sobre o livro "Como Nasceram as Estrelas" de Clarice Lispector na escola.
  • O livro de Clarice Lispector é sobre doze lendas brasileiras e fala sobre o nascimento das estrelas.
  • Vini Jr. teve avaliação "regular" na interpretação do texto, mas seguiu sua carreira no futebol, inspirado pelas cinco estrelas da seleção brasileira.
  • Há expectativa de que Vini Jr. e outros jogadores conquistem a sexta estrela para a seleção brasileira em 2026.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Vini Jr. respondeu às questões e teve avaliação “regular” na interpretação de texto Imagem gerada por IA/Gemini

A nossa primeira estrela brilhou em 1958. Pelé, Garrincha, Vavá e Zagallo. Quatro anos depois, veio a segunda. De novo, o quarteto e ainda Pepe e Coutinho pra arrematar. A terceira estrela custou pra aparecer. Mas, em 1970, ela chegou para os 90 milhões de brasileiros. A seleção das seleções. ⚽

Era como ter Machado de Assis, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade e... Clarice Lispector. Todos juntos. Pelé, Jairzinho, Rivelino, Gerson e Tostão trouxeram o tri que ficou para a história.

‌

A quarta estrela quase não nasceu. Demorou 24 anos pra dar o ar da graça. Graciliano Ramos, Jorge Amado, Luis Fernando Veríssimo, Mário de Andrade. Todos juntos. Em campo: Romário, Bebeto, Dunga, Taffarel e lá vem o tetra.

Veja Também

E o penta, a quinta estrela, conquistada no país do futebol, orgulhoso de si. Nelson Rodrigues, Fernando Sabino, Mário Quintana, Rubem Fonseca. No gramado: nossos Ronaldos, Robertos e Rivaldos, nosso Felipão exibe a quinta estrela, ora; é a única seleção no mundo que tem.

‌
No livro, Clarice diz que os garotos parecem adivinhar as coisas e os curumins dão sorte Divulgação/Arquivo pessoal

Há quem diga que a sexta vem por aí. 🏆 Em pouco mais de um mês. Dizem também que se o hexa vier mesmo, as estrelas vão ter que se espremer pra ficar lado a lado no amarelo da camiseta.

E quem entende de bola aposta num rapaz de personalidade pra abocanhar esse sexteto. Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior. Aos 10 anos, Vini Jr. precisou falar delas. Das estrelas, oras.

‌

Faltava pouco para a abertura da Copa do Mundo de 2010. Na prova de Língua Portuguesa da escola municipal em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, a professora Glória Melo trouxe um desafio: analisar o texto Como Nasceram as Estrelas, de Clarice Lispector.

Pois é, todo mundo pensa que sempre houve estrelas pisca-pisca. Mas é erro...

(Clarice Lispector)

É assim que começa o livro que Clarice escreveu para as crianças, sobre doze lendas brasileiras. Lúdico e instigante, atiça o tímido vencedor. “Vou contar a história singela do nascimento das estrelas”, diz a escritora.

‌

Vini Jr. respondeu às questões e teve avaliação “regular” na interpretação de texto. Talvez nem se lembre da prova ou do livro. Mas seguiu o rastro das nossas cinco estrelas. O caminho foi a escolinha de futebol do Flamengo, na mesma rua do colégio onde estudava. Dali para a Europa, percorreu o céu quase inteiro.

Foi a professora Glória Melo que trouxe o desafio para a turma de Vini Jr. Divulgação/Arquivo pessoal

Em Como Nasceram as Estrelas, Clarice diz que os garotos parecem adivinhar as coisas e os curumins dão sorte. A escritora cativa e provoca: “Como já não podiam voltar para a terra, os curumins ficaram no céu até hoje, transformados em gordas estrelas brilhantes.”

Diz a lenda brasileira que a sexta estrela gorda e brilhante — a que vai precisar se espremer pra caber na camiseta canarinho — é guiada por um curumim de São Gonçalo. Diz também que ele busca o hexa, junto com outros curumins de muitos pedaços do céu do Brasil. E que as SEIS estrelas vão brilhar em dois mil e vinte e SEIS. ⭐⭐⭐⭐⭐⭐

“As estrelas são mais do que curumins. Estrelas são os olhos de Deus vigiando para que corra tudo bem”, diz Clarice.

E os brasileiros só querem dizer: “É Hexa!”.

Siga nosso conteúdo no Instagram: @seeufosseeu

Search Box

✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.