Uma das franquias de maior sucesso do cinema, Jurassic Park e Jurassic World encantaram milhões de pessoas em todo o mundo.
Mas, com o primeiro filme lançado há 30 anos, muitos atores que caíram nas graças do público já morreram. E você, provavelmente, nem sabia.
Intérprete do Dr. John Hammond, o rico criador do parque e fundador da empresa InGen, em Jurassic Park, o ator britânico Richard Attenborough faleceu em 2014, aos 90 anos.
Considerado uma verdadeira lenda do cinema, teatro e TV, Richard Attenborough ganhou o Oscar de
Já em Jurassic World, o consagrado ator indiano Irrfan Khan interpretou Simon Masrani e morreu em 2020, aos 53 anos, após uma longa batalha contra um tumor neuroendócrino.
Intérprete do icônico Robert Muldoon, em Jurassic Park, o ator britânico Bob Peck também faleceu em decorrência de um câncer, em 1999, aos 53 anos.
Em janeiro de 2011, aos 64 anos, Pete Postlethwaite morreu de câncer pancreático. O ator interpretou Roland Tembo, em
Richard Kiley, dublador do
Em
Intérprete da jovem Cheryl, em
O primeiro filme da franquia foi
No filme, os paleontólogos Alan Grant e Ellie Sattler, vividos pelos atores Sam Neill e Laura Dern, e o matemático Ian Malcolm, interpretado por Jeff Goldblum, fazem parte do seleto grupo escolhido para visitar uma ilha habitada por dinossauros criados a partir de DNA pré-histórico. Porém, os animais estão soltos e à caça.
Com o grande sucesso do primeiro filme, a sequência foi lançada em 1997, com a produção chamada
Neste filme, enquanto quase tudo em Jurassic Park foi destruído, seus engenheiros parecem ter um segundo local, onde outros dinossauros estão escondidos.
A primeira trilogia é encerrada em 2001, com o lançamento do filme
Agora famoso, o paleontólogo Alan Grant é convencido a realizar uma excursão aérea pela Ilha Sorna, onde dinossauros clonados vivem em liberdade e são estudados no ambiente natural. Porém, o avião sofre um acidente, e as 7 pessoas ficam cercadas pelos carnívoros na ilha.
14 anos depois, sob direção de Colin Trevorrow, foi lançado
No filme, o Parque dos Dinossauros está aberto para visitação, aparentemente sob controle. No entanto, um dos animais, resultado de experiência genética, desenvolve alta inteligência e se torna uma ameaça para todos.
Em 2018, é lançado o filme
Um vulcão prestes a entrar em erupção ameaça o Jurassic World, que está fechado. Claire e Owen decidem resgatar os dinossauros que lá vivem livremente, sem a presença humana, mas descobrem novas e aterrorizantes raças dos animais que ameaçam o planeta.
No ano seguinte, em 2019, é lançado um curta-metragem chamado
Neste curta, uma família em um acampamento no Parque Nacional Big Rock participa de um grande confronto entre dinossauros e humanos.
Por fim, em 2022, é lançado o último filme da série, chamado
O filme se passa quatro anos após a destruição da Ilha Nublar e com os dinossauros vivendo e caçando ao lado de humanos em todo o mundo. Esse frágil equilíbrio é o grande ponto-chave da produção.