Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Como Ser Saudável
Publicidade

5 dicas para fortalecer o sistema imunológico no frio

Deixar o organismo mais forte para combater a gripe e outras doenças da estação mais fria do ano está muito mais ao seu alcance do que você imagina

Como Ser Saudável|Do R7

Todo ano é a mesma coisa: basta a temperatura cair e o frio dar as caras que também surgem os espirros, o nariz escorrendo, a irritação na garganta. Gripe e resfriados são doenças características dos meses mais frios do ano. Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), com a queda das temperaturas típica dessas estações, é comum que as pessoas mantenham janelas e portas fechadas, o que dificulta a ventilação. Esse hábito pode deixar os ambientes mais quentinhos, mas por outro lado ajuda na circulação dos vírus respiratórios.

Estes vírus são facilmente transmissíveis, acontece através da inalação de gotículas de secreção expelidas quando a pessoa infectada fala, tosse ou espirra. Contato com superfícies onde os micro-organismos tenham sido depositados também é uma forma rápida de contaminação.

Mas a final, o que fazer para evitar essas doenças de inverno?

Tente incorporar estas dicas a sua rotina:

Publicidade

1. Abra as janelas de casa! Deixe os ambientes ventilados e limpospara evitar a propagação do vírus. Isso vale também para o local de trabalho.

2. Lave bem as mãos, várias vezes ao dia. Essa é a melhor maneira de evitar o contágio cruzado, que acontece ao tocar maçanetas, corrimãos e outras superfícies que possam estar contaminadas. Na ausência de água e sabão, continue aplicando álcool em gel.

Publicidade

3. Durma bem! Uma boa-noite de sono é fundamental para manter o sistema imunológico em dia. 

4. Pratique exercícios físicos! Os benefícios de treinar melhora a circulação sanguínea e, consequentemente, ajuda no fluxo de entrega de suprimentos para todo o corpo.

Publicidade

5. Alimente-se bem! Invista em alimentos ricos em zinco, vitamina A (vegetais verde-escuros, frutas e legumes alaranjados), vitamina E (presente nas famosas nuts), vitamina C (laranja, caju, goiaba e goji berry), vitamina D, além de ferro, selênio e zinco (feijão, ervilha, lentilha, cereais integrais).

São dicas fáceis de seguir e que podem ter manter bem longe de ficar doente neste inverno e no reto do ano também! Bora por em prática?!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.