Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Como Ser Saudável
Publicidade

Dor nas costas: conheça os exercícios aliados para amenizar os sintomas

Como Ser Saudável|Do R7

Dores nas costas: problema cada vez mais frequente
Dores nas costas: problema cada vez mais frequente Dores nas costas: problema cada vez mais frequente

As dores nas costas têm se tornado um problema cada vez mais frequente, sendo uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo. De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 619 milhões de pessoas foram afetadas por esse problema em 2020, e esse número pode chegar a alarmantes 843 milhões até o ano de 2050.

Segundo especialistas, a maioria dos casos ocorre por problemas musculares ocasionados por maus hábitos: postura errada, sobrepeso, cansaço e sobrecarga muscular. Mesmo com a alta incidência de casos, é possível evitar e tratar as lombalgias adotando práticas mais saudáveis.

De acordo com o cirurgião de coluna Luciano Miller, do Hospital Albert Einstein, não existe um exercício específico para a coluna lombar. "Não tem um exercício melhor ou pior. Existe um exercício bem feito. Existe o exercício mal feito, com cargas não adequadas para o seu peso, para o seu corpo, que você não está preparado para fazer."

O doutor frisa a importância de contar com um bom profissional de educação física: "orientar de uma forma correta a execução dos movimentos e aumentar a carga paulatinamente, evitam lesão na região lombar."

Publicidade

Muitas vezes, para quem já sofre com as dores é difícil começar a se exercitar. Mas lembre-se: exercícios físicos, feito de forma correta, são os melhores aliados para o alívio das dores nas costas.

Doutor Luciano Miller
Doutor Luciano Miller Doutor Luciano Miller

"Você pode escolher entre musculação, pilates, ioga, funcionais, corrida com alongamento. O que é importante entender é que, fazer apenas exercícios aeróbicos é muito bom para o coração, para controlar glicemia, colesterol. Mas são os exercícios chamados de força, que fortalecerão joelhos, quadril e coluna vertebral", ressalta o doutor Luciano Miller.

E você? Sente dores na coluna? Que tal escolher uma atividade física e começar a aliviar os sintomas? 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.