Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Como Ser Saudável
Publicidade

Obesidade entre os jovens: saiba como evitar e tratar

Dados recentes mostram um aumento alarmante de 90% no número de jovens brasileiros obesos na faixa etária de 18 a 24 anos

Como Ser Saudável|Do R7

Que a obesidade entre os jovens cresce a cada ano talvez não seja novidade para você. Mas dados divulgados recentemente pelo Covitel 2023 (um estudo de monitoramento dos fatores de risco para doenças crônicas no Brasil) mostraram um aumento alarmante de 90% no número de jovens brasileiros obesos na faixa etária de 18 a 24 anos. Realmente um aumento e tanto!

A pesquisa também apontou as principais causas que podem levar esses jovens à obesidade. Ansiedade, consumo excessivo de álcool, alimentação rica em alimentos ultraprocessados, alta ingestão de refrigerantes e sucos artificiais e a baixíssima produtividade física. O grupo é também o que menos consome frutas, verduras e legumes de maneira regular — apenas 33,5% e 39,2%, respectivamente, incluem esses alimentos na dieta cinco vezes ou mais na semana. 

Ao mesmo tempo em que esses jovens são os que menos praticam atividade física, lideram o chamado tempo de tela, com 76,1% utilizando dispositivos como celular, tablet ou televisão por três horas ou mais por dia para lazer. O sono na população com 18 a 24 anos, de acordo com a pesquisa, também está comprometido, com apenas 54,2% deles dormindo a quantidade de horas recomendadas para a idade. E a falta de sono pode impactar em alguns quadros crônicos, como hipertensão arterial e depressão.

A prevenção da obesidade entre os jovens deve começar lá atrás, ainda na infância. Os pais e cuidadores podem ajudar fornecendo refeições e lanches saudáveis, atividade física diária e educação nutricional. Para vocês pais, seguem algumas dicas:

Publicidade

• ensine e modele atitudes saudáveis ​​e positivas em relação à alimentação e atividade física sem enfatizar o peso corporal;

• não separe crianças com excesso de peso. Envolva toda a família e trabalhe para mudar gradativamente a atividade física e os hábitos alimentares da família;

Publicidade

• estabeleça horários diários para refeições e lanches e comam juntos com a maior frequência possível. Disponibilize uma ampla variedade de alimentos saudáveis;

• desencoraje a criança de comer refeições ou lanches enquanto assiste à TV; e

Publicidade

• compre menos alimentos ricos em calorias e pobres em nutrientes. 

Hábitos assim, introduzidos ainda na infância, ajudam e muito a reduzir a obesidade entre jovens adultos.

Mas agora vamos falar dos jovens que já sofrem desse problema. Como tratar?

Agora que você já entende melhor os riscos e causas dessa condição, vamos falar do tratamento da obesidade na adolescência. Não tem muito segredo: boa alimentação e prática de atividades físicas são as principais aliadas. 

Incluir a prática de atividades físicas como caminhada, musculação, natação ou outros esportes no dia a dia é o primeiro passo para esse jovem. Encontrar um exercício que seja prazeroso e divertido é a dica.

A reeducação alimentar é totalmente necessária para tratar adolescentes com obesidade. Aqui a dica é começar eliminando aos poucos os alimentos que não fazem bem. Inicie cortando o consumo de refrigerantes, depois as comidas industrializadas e, por fim, invista em pratos mais saudáveis e busque ajuda de profissionais da área da nutrição para auxiliar nesse processo.

Para casos de obesidade já considerados mais graves, o tratamento pode ser feito através da coloção de balão gástrico. É uma técnica provisória, mas que ajudará na redução imedita do peso, evitando, assim, doenças como hipertensão e diabetes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.