Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Como Ser Saudável
Publicidade

Qual é o pão mais saudável?

Como Ser Saudável|Do R7

Pão. To pra conhecer um alimento tão popular quanto o pão. É o mais antigo do mundo e até hoje presente em praticamente todos os lares. É bem verdade que muitas pessoas odeiam amar pão. Seu sabor é delicioso, mas muitas vezes nos deparamos com a ideia de que, nutricionalmente falando, é ruim.

Quantas vezes você já ouviu? "Corta carboidrato que emagrece!" E bye-bye para o coitado do pão. “Muitos dos meus clientes acreditam que não devem comer pão, o que me deixa triste porque o pão é uma ótima fonte de grãos integrais ”, disse Natalie Mokari, nutricionista na Carolina do Norte.

Na verdade, pode ser uma boa ideia consumir de 2 a 3 porções diárias de grãos integrais , que podem ser encontrados no pão, pois podem prevenir diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, e alguns tipos de câncer. “Precisamos de carboidratos para funcionar”, declara Mokari. “Carboidratos são alimentos para o cérebro. Se você olhar, quando não está comendo carboidratos, você se sente muito letárgico, pode se sentir confuso, simplesmente não tem tanta energia."

A solução é trocar o pão branco comum por um pão mais saudável. Pães integrais com farelo oferecem mais vitaminas, grãos integrais e fibras que provocam menos impacto no açúcar do sangue, o que pode ser benéfico para pessoas com resistência à insulina, por exemplo. Para mais fibras, os grãos integrais são a melhor opção.

Publicidade

Para ter certeza de que está comprando um pão integral, verifique na lista de ingredientes se o primeiro deles é "integral". Para um pouco mais de fibra, procure pão com sementes na crosta. E os pães diet ou low carb? Mokari não é uma apoiadora destes. "Eles tendem a ter mais ingredientes adicionados e desnecessários para realçar seu sabor", diz a nutricionista. “Mas eu respeito os desejos das pessoas se elas realmente acreditam que um pão com baixo teor de carboidratos é o melhor para elas”, disse ele.

Agora, se você é amante do pão branco e não abre mão de jeito nenhum, que tal optar pelos pães de fermentação natural? "Este tipo de pão passa por um processo que pode ajudar sua microbiota intestinal e, se for realmente fermento de crescimento lento, você poderá digerir o glúten com mais facilidade".

Publicidade

E para garantir uma dieta mais equilibrada, rica em nutrientes, acrescentar algo mais saudável ao seu pão trará ainda mais benefícios. "Se você está preocupado com o açúcar no sangue, o pão pode fazer parte de uma refeição balanceada adicionando gorduras e proteínas saudáveis", explica Mokari. 

Por exemplo, para o café da manhã, tente combinar torradas com ovos, abacate ou manteiga de amendoim. Para o almoço, sanduíches com proteínas, vegetais e gorduras saudáveis. E aquela salada caprichada para o jantar, deve ter sempre proteína e um pedaço de pão para acompanhar. "É tudo uma questão de equilíbrio", diz Mokari. "No final do dia, vai te dar energia, vai fazer você se sentir bem."

Não tire o pão da sua vida. Apenas opte por pães ricos em fibras integrais e pães fabricados de forma mais artesanal. E delicie-se!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.