Logo R7.com
Logo do PlayPlus
DiFato Tudo Importa
Publicidade

Dá para fazer leite vegetal em casa? Sim, é prático e saudável!

O DiFato, Tudo Importa traz essa semana algumas receitas, com poucos ingredientes, que vão dar um sabor especial no seu dia-a-dia e que não pesam no bolso.

DiFato Tudo Importa|Dionisio FreitasOpens in new window

Leite vegetal feito em casa e para diferentes paladares (Arquivo Pessoal)

Vocês que me acompanham sabem que eu tenho algumas restrições alimentares. Alergias e intolerância me fizeram mudar radicalmente a minha dieta. E entre muitas mudanças veio a presença do leite vegetal.

Segundo especialistas, minhas nutrólogas e nutricionistas, essas bebidas somam alguns bons benefícios. Em sua maioria são baixas em calorias e gordura saturada, e ricas em vitaminas, antioxidantes e minerais. Alguns desses leites são menos propensos a causar ou intensificar alergias (o de arroz, por exemplo).

Aprendi a fazê-los ainda em Brasília, quando passei por um intenso processo alérgico que me fez aumentar meu peso. Passei de 79 a quase 98 e voltei a reduzir com a ajuda de uma alimentação mais leve e mais natural.

Hoje mantenho uma alternância entre eles:

Publicidade

Leite de coco

É uma fonte de gordura boa, baixo índice de carboidratos e rico em vitaminas A, D e B12. Para fazê-lo é bem simples:

Publicidade

200 g de carne de coco, ou 2 xícaras de coco fresco ralado

1 xícara (chá) de água filtrada.

Publicidade

Misture tudo em um liquidificador e bata por aproximadamente cinco minutos. Com uma toalhinha ou pano de prato coe a mistura. O bagaço pode ser usado em receitas e, se armazenado corretamente na geladeira, o leite pode ser consumido por até 3 dias.

Leite de aveia

De gosto intenso, é uma ótima fonte de fibras, rico em antioxidantes, tem caráter anti-inflamatório, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a diminuir o colesterol ruim.

2 xícaras de aveia (pode ser em flocos finos ou grossos)

5 xícaras de água.

Em um liquidificador coloque os ingredientes e deixe a aveia hidratar por cerca de duas horas. Depois desse tempo bata a mistura e coe (eu uso um coador de café de pano). Coloque numa garrafa com tampa de vedação e use por até 4 dias.

Leite de arroz

É rico em fibras, fonte de vitaminas A e E, complexo B, magnésio e potássio.

2 xícaras de arroz cozido (apenas com água)

4 xícaras de água (uso o que sobra do cozimento).

Misture o arroz cozido e a água, bata em um liquidificador e coe. Coloque em uma garrafa com tampa na geladeira e consuma em até 4 dias. Agite antes de usar.

Essas são as opções que uso. Mas você pode fazer também o de castanha e amêndoas. Antes de fazer e consumir procure seu médico especialista e peça uma orientação e a melhor indicação. Cada uma das bebidas atende um tipo de necessidade, pois, por exemplo, alguns leites vegetais podem aumentar o peso.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.