Penta completa 24 anos: relembre manchete da Fifa após o título do Brasil
Perfil no X resgatou print do site da federação no dia 30 junho de 2002
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Exatamente há 24 anos, em 30 de junho de 2002, o Brasil conquistava o pentacampeonato da Copa do Mundo ao vencer a Alemanha por 2 a 0 na final da edição, disputada na Coreia do Sul e no Japão, com dois gols de Ronaldo Fenômeno.
Na última sexta-feira (26), o perfil @WebDesignMuseum, no X, resgatou um print que mostra como a Fifa destacou, em seu site oficial, a conquista da quinta estrela do Brasil.
No topo da página, a manchete dizia: “Brazil blaze back to the top” (“Brasil de volta ao topo”, em português). Ao lado, uma coluna trazia os principais artilheiros da Copa, com Ronaldo (oito gols), Rivaldo e o alemão Miroslav Klose (cinco cada).
Logo abaixo, uma galeria de fotos destacava o momento em que Cafu levantava a taça do pentacampeonato.
FIFA World Cup website in 2002 pic.twitter.com/jUtlbGWju2
— Web Design Museum (@WebDesignMuseum) June 26, 2026
O post logo viralizou e, até a publicação deste texto, já havia ultrapassado 120 mil visualizações. Não é difícil entender o motivo: em 2002, a internet ainda engatinhava no Brasil.
Para você ter uma ideia, no ano do Penta, apenas 10,3% dos lares brasileiros (cerca de 4,9 milhões de casas) tinham acesso à internet, segundo dados do IBGE na época.
Era o tempo da internet discada, conectada à linha telefônica, com aquele barulhinho característico que até hoje dá saudade. Lembra?
✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














