Aula inaugural gratuita do Instituto Estação das Letras, no Rio
José Castello fala sobre o interior da poesia de João Cabral de Melo Neto
Ligia Braslauskas Literatura|Do R7 e Ligia Braslauskas

O jornalista e escritor José Castello conduz a aula inaugural gratuita do semestre do Instituto Estação das Letras, no próximo dia 28/01, terça-feira, às 16h, no auditório do Sesc do Flamengo (Marques de Abrantes, 99). O tema será a poesia de João Cabral de Melo Neto que faria 100 anos em 2020.
Castello é considerado um dos críticos e leitores mais importantes de João Cabral, com quem conviveu e sobre quem escreveu alguns ensaios, além do livro João Cabral: o homem sem alma (Ed. Bertrand Brasil).
“Neste livro, tive a chance de fazer 22 entrevistas com o poeta. Os primeiros encontros confirmavam a imagem do homem seco, pragmático, sem sentimentos, que comparava o fazer do poeta à atividade fria do engenheiro. Com o avançar de nossas conversas, porém, essa imagem inicial foi se rasgando e, em seu lugar, surgiu diante de mim a figura de um poeta aflito, melancólico, atordoado por paradoxos, sentimentos impulsivos e contradições. A imagem do ‘poeta sem alma’, de que tantos falam, se desfigurou. Aos poucos, entendi que João Cabral usou a poesia, antes de tudo, como uma armadura que o protegeu do mundo”, diz Castello.
Para ele, Cabral, “por incapaz do vago”, como ele mesmo diz em um poema, se escondeu detrás de versos duros e resistentes. É sobre essa pedra que lateja no interior da poesia de João Cabral de Melo Neto que o jornalista falará ao público em geral na aula inaugural, que pretende reunir ainda amigos e professores do Instituto Estação das Letras.
Em abril, o IEL - fundado como Estação das Letras por Suzana Vargas - comemora 25 anos e é considerado o reduto da literatura nacional bem na Zona Sul do Rio de Janeiro. As oficinas e cursos regulares da Casa têm sempre a participação de escritores de gêneros literários variados e profissionais reconhecidos pelo mercado editorial.
Ainda em janeiro, passam por lá Ruy Castro, Antonio Carlos Secchin e Jair Ferreira dos Santos, dias 27, 28 e 29/1, respectivamente, das 19h às 21h, para Carpintaria Literária e nos dias 30, 31/01 e 01/02, José Castello fecha a programação de férias da Casa com Oficina de Crônicas a partir de Rubem Braga, das 18h às 21h durante a semana e das 10h às 13h no sábado.
Para informações sobre inscrições e valores, 21 3237-3947. Essas aulas acontecem na sede do Instituto, na R. Marquês de Abrantes, 177, no Flamengo.



