Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Livro com coletâneas reúne textos sobre grandes personalidades

Obra foi organizada por José Roberto de Castro Neves e traz nomes importantes

Ligia Braslauskas Literatura|Do R7

Coletânea é deliciosa de ler
Coletânea é deliciosa de ler Coletânea é deliciosa de ler

“Uma nação se constrói pelos seus Homens. Pelos ideais que eles defenderam e pela forma como lutam, um país se define”, diz José Roberto de Castro Neves na introdução de Brasileiros, livro que organizou para a editora Nova Fronteira e que está sendo lançado neste mês de abril.

“Se não nos familiarizarmos com esses brasileiros e suas façanhas, jamais conheceremos nossa história. Seremos uma nação manca, sem identidade.”

Para preparar a obra, José Roberto pediu a personalidades do Brasil de hoje que escrevessem sobre figuras da história do país. O resultado é uma coletânea de narrativas inspiradoras, companhias valiosas neste momento difícil de isolamento social, quando todos estão em busca de bons exemplos.

Em “Brasileiros”, ficam eternizadas as trajetórias de nomes da música, do cinema, da literatura, das ciências, dos esportes e da política, entre outras áreas.

Publicidade

Renato Aragão fala sobre sua admiração por Oscarito e relembra o dia em que o conheceu pessoalmente. Fernanda Montenegro faz um retrato afetuoso de Irmã Dulce. Mary Del Priore narra a ascensão de Barão de Guaraciaba como homem de negócios. Ancelmo Gois presta homenagem a Luiz Gonzaga. O volume traz também um perfil de Tancredo Neves assinado por Fernando Henrique Cardoso.

Di Cavalcanti, Gilberto Freyre, Ruth Cardoso, Vladimir Herzog e Vinicius de Moraes são ainda alguns dos personagens apresentados. Já entre os ilustres autores, estão, por exemplo, Gustavo Franco, Joaquim Falcão, Merval Pereira, Nelson Motta, Pedro Bial, Luiz Roberto Barroso, Pedro Malan e Zuenir Ventura.

Publicidade

Os mais de quarenta textos que compõem o volume ganharam formatos variados. Alguns foram redigidos como memórias, outros como ensaios críticos. E há no livro até mesmo uma carta. Um ponto, entretanto, é comum a todos: a paixão e o respeito com que cada autor discorre sobre seu conterrâneo.

“Brasileiros”

Publicidade

448 páginas

R$ 69,90

Editora Nova Fronteira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.