Livro investiga o poder da memória

Blake Crouch é um dos nomes mais importantes da ficção científica contemporânea

Obra é recheada de suspense

Obra é recheada de suspense

Divulgação

E se um dia memórias vívidas de coisas que nunca aconteceram se infiltrassem em sua mente, pintando em tons de cinza todas as suas certezas? É dessa premissa que Blake Crouch parte em "Recursão". A obra, que questiona os limites e o poder do tempo e da memória, é tão impactante que já teve os direitos de adaptação audiovisual adquiridos pela Netflix, que produzirá um filme e uma série baseados no livro, ambos a cargo de Shonda Rhimes, responsável pelos sucessos "Grey’s Anatomy" e "How to Get Away With Murder".

Em 2018, Barry Sutton, um policial de Nova York, é acionado para intervir em uma tentativa de suicídio. Ele depara com uma mulher que sofre da Síndrome da Falsa Memória, uma doença misteriosa que planta na cabeça de suas vítimas lembranças de vidas que elas nunca tiveram, levando seus portadores à loucura.

Em 2007, a neurocientista Helena Smith está desenvolvendo uma tecnologia para a cura do Alzheimer, até que inesperadamente um milionário se oferece para financiar sua pesquisa. O que parecia a grande chance de sua vida acaba sendo o estopim de eventos catastróficos. Quando os caminhos de Barry e Helena se cruzam não lhes resta outra opção: terão que se unir para sobreviver e salvar a humanidade de um cenário de caos sem precedentes.

Um dos nomes mais importantes da ficção científica contemporânea, Crouch é especialista em brincar com linhas temporais e outras realidades. O primeiro livro do autor publicado no Brasil, "Matéria" escura aborda a existência de múltiplos universos e vendeu mais de 20 mil exemplars no país. Em seu novo trabalho, Crouch constrói uma jornada desnorteante, com personagens complexos, que nos fazem refletir sobre nossa identidade. Recursão tem uma trama elaborada, com uma prosa ágil e emocionante, que mostra que, quando nada é mais importante do que a memória, perdê-la significa perder a si mesmo.

"Recursão"
320 páginas
R$ 59,90 (impresso)
R$ 39,90 (e-book)
Editora Intrínseca