Toque Toque Confira as Top 10 Músicas das Melhores de todos os tempos!

Confira as Top 10 Músicas das Melhores de todos os tempos!

Nesse artigo classificamos as 10 blá-blá-blás, dos blá-blás de todos os blás! Imperdível! Confira agora:

De todos os tempos! Do Mundo!

De todos os tempos! Do Mundo!

Toque-Toque

10. Let’s Call the Whole Thing Off - Ella Fitzgerald e Louis Armstrong

Todos os dias pela manhã, gosto de ler notícias enquanto tomo uma caneca cheia de café.  É um ritual que já tem até sua própria técnica. Sento na poltrona do meu escritório em casa, geralmente com o Dexter, meu cachorro, no colo, o telefone na mão esquerda e meu café na mão direita. Tudo se encaixa perfeitamente enquanto vejo o que está acontecendo no mundo. Por conta do nosso maior inimigo moderno, o algoritmo, sempre sou bombardeado com assuntos que códigos binários imaginam ser de meu interesse. Não uso as redes sociais como fonte de informação pelos óbvios motivos de credibilidade, e sim o aplicativo News que faz uma seleção dos maiores veículos de comunicação do mundo com notícias que variam desde as mais importantes factuais até as mais superficiais.

9. Martha My Dear - The Beatles

Quase todos os dias vejo alguma lista aparecer na minha timeline com “As 10 melhores músicas do mundo”, ou “As 100 melhores bandas de todos os tempos” ou ainda “Beatles vs. Rolling Stones”, “Elvis vs. Johnny Cash”. Isso é o que chamamos de clickbait. Vou citar o Wikipedia (dessa vez as fontes são confiáveis, eu chequei): “Clickbait é um termo que se refere a conteúdo da internet que é destinado à geração de receita de publicidade on-line, normalmente às custas da qualidade e da precisão da informação, por meio de manchetes sensacionalistas e/ou imagens em miniatura chamativas para atrair cliques e incentivar o compartilhamento do material pelas rede sociais. Manchetes clickbait costumam prover somente o mínimo necessário para deixar o leitor curioso, mas não o suficiente para satisfazer essa curiosidade sem clicar no conteúdo vinculado”.

8. Thank You For Being A Friend - Andrew Gold

Perceba que a ideia não é informar, instruir, nem mesmo entreter. É o clique. Às vezes os clickbaits são táticas válidas para o aumento do tráfego em matérias realmente interessantes ou de importância informativa, mas na maioria das vezes é “às custas da qualidade e da precisão da informação”. Essas matérias com as listas das “10 melhores músicas”, “10 melhores bandas” são bons exemplos. Quando esses veículos colocam músicas, artistas, estilos ou o que quer que seja num Ranking, estão posicionando em escalas de maior ou menor importância, obras, períodos, movimentos artísticos, muitas vezes sem nenhuma conexão entre elas, como se fossem a autoridade musical do que é “bom ou ruim”. Isso não existe.

7. Chattahoochee - Alan Jakson

Lembro que quando era adolescente, havia um programa na MTV chamado “Top Top” (não confundir com Toque-Toque, ok?). Nesse programa, que eu assistia sempre assim como todos da minha idade, ranqueava músicos e músicas em episódios como: “Os 10 piores vocalistas do mundo”, “As 10 piores bandas do mundo”, ou “As 10 melhores...” de categorias diversas. Era como uma escola para nós, que ainda muito jovens, aprendíamos com a TV sobre o que era “bom e ruim” na música. Aquele programa foi extremamente influente no gosto de grande parte da minha geração e, apesar de apresentar muitas coisas que de outra forma não conheceríamos, também foi um grande desserviço em muitos aspectos.

6. Das Model - Kraftwerk

Um exemplo que lembro claramente: no episódio “As piores bandas do mundo”, ranquearam bandas aleatoriamente como ruins, incluindo Enya, (aquela cantora de New Age que não era uma banda), sendo que a vencedora “pior banda do mundo” foi mais de uma: America, Chicago, Alabama, Boston e Toto. O critério? Bandas com nomes de estado e país são ruins porque que faltou criatividade na escolha do nome. E Toto? Ah, o Toto fez a música Africa.

5. Africa - Toto

Hoje, mais velho, entendo que o objetivo era entreter pelo humor, era pra ser uma piada mesmo, mas lembro que ouvia amigos dizendo frases do tipo “Chicago, America e Toto são as piores bandas do mundo”, “o Robert Plant do Led Zeppelin é um dos piores vocalistas do mundo! Só perde para a Whitney Houston e para o vocalista do Rush”. Qual o critério para classificar Whitney Houston, uma das mais emblemáticas cantoras norte-americanas, que tinha um alcance vocal invejável, excelente técnica e tanto sucesso? É o mesmo critério que usam nessas listas de clickbait: nenhum.

4. I Will Always Love You - Whitney Houston

Em música não existe a melhor, a mais influente, a mais bonita, a mais cheirosa. São comparações irrelevantes. Como comparar o fenômeno da música coreana BTS com Beatles. Não há comparação. Cada uma tem sua importância específica para cada geração, época, situação mercadológica, e gosto pessoal. Isso também inclui o assunto já bem cansado de “Beatles vs. Stones”. Insisto, nem mesmo assim há comparação. Claro, que se alguém disser para mim que BTS é melhor que Beatles, vou ficar revoltado e dizer que é heresia. Porque para mim, especificamente para mim, os Beatles são os maiores, porque é o grupo que mais amo no mundo. Mas meus critérios jamais serão suficientes para classificá-los em listas e me auto-nomear a autoridade definitiva do bom gosto musical.

3.  Dynamite - BTS

Então quando revistas, sites e até veículos importantes como a própria Rolling Stone ranqueiam as “500 maiores músicas de todos os tempos”, não existe um critério, base, ponto de partida, lógica, número de vendas, importância cultural e qualquer outro fator subjetivo, que culmine numa lista que inclua John Coltrane, Fleetwood Mac, Patsy Cline e Public Enemy, ranqueados em grau de “grandeza”. Isso só serve para causar polêmica e abrir espaço para discussões e aumentar o Share-of-Mind (o espaço que ocupam em nosso cérebro) dessas revistas. E claro que nisso são extremamente efetivos, senão, não teria escrito esse artigo. Bravo!

2. What A Fool Believes - Doobie Brothers

Listei músicas aleatórias nesse artigo com o intuito de imitar essas listas que vejo por aí. Só assim para fazer sentido uma lista com Alan Jackson, Kraftwerk e Run DMC.

1. It's Tricky - Run DMC

Últimas