Toque Toque Country Music Brasil: “Real Tips” de Roberto Trevizan

Country Music Brasil: “Real Tips” de Roberto Trevizan

Novo lançamento do cantor brasileiro de Country Music, Roberto Trevizan, ganha destaque nas plataformas digitais

Roberto Trevizan

Roberto Trevizan

Divulgação

Conheci o Roberto Trevizan pela internet. Não me lembro quem começou a seguir quem primeiro nas redes sociais, mas lembro que em pouco tempo já estávamos batendo um papo sobre a vida de quem faz Country Music aqui no Brasil. Ele comentou que contribuía para o conteúdo da Southern Soul, uma comunidade das redes sociais que tem como missão a divulgação e disseminação do estilo no Brasil. Trocamos experiências, ideias, contatos e fiquei impressionado com o respeito que tem pelo gênero, principalmente em relação à sonoridade que busca em suas músicas autorais.

O Roberto Trevizan é catarinense de Joinville e durante o dia trabalha com contabilidade. Essa é a realidade da maioria dos artistas no mundo. Damos um duro com o que paga as contas, e de noite trabalhamos com a arte que nos motiva a continuar acreditando em nós mesmos. Ele faz aquele esquema acústico, só violão e voz, nas noites joinvilenses e grava quando pode seu material autoral. “Quando comecei, ninguém na minha cidade sabia quem era Merle Haggard ou Waylon Jennings. Agora eu fico feliz quando as pessoas pedem esses artistas quando eu me apresento”, diz com orgulho, “É uma sensação de que fiz, uma pequena contribuição para a comunidade”.

Roberto Trevizan

Roberto Trevizan

Divulgação

Ele vem gravando desde 2017, e até passou por estúdios em Nashville, mas seu último lançamento “Real Tips”, resume bem o artista. Gravado em Londrina, PR, quem assina a produção é Paulo Perin, que apesar de ser bem conhecido no universo sertanejo, também divide essa paixão pela Country Music e, ao lado de Trevizan, conseguiu entregar uma identidade sonora fiel ao estilo. Foram 15 músicos participando do projeto, incluindo Glen Duncan de Nashville, que já gravou seu Fiddle para artistas como Merle Haggard, Waylon Jennings, George Jones, Loretta Lynn, Hank Snow, George Strait, Randy Travis e Tammy Wynette. Apesar de instrumentistas de primeiro mundo que temos por aqui, uma coisa com que todos nós artistas de Country sofremos no Brasil é a ausência da quantidade necessária de músicos especialistas no estilo, o que dificulta encontrar sonoridade autêntica que pede.

Real Tips

“Real Tips”, em português “Gorjetas Verdadeiras” ou “Gorjetas Reais”, fazem uma alusão às gratificações que fazem parte do universo de quem toca em formato acústico pelas noites. Essas gorjetas são muito comuns em bares e restaurantes no mundo todo. Muitas vezes artistas se apresentam contando apenas com o resultado das gorjetas que recebe.

Durante a pandemia, Roberto teve a inspiração de escrever sobre a falta que sentia de suas apresentações e assim, repensou o sentido das gorjetas que de verdade recebia. Mas deixo que o próprio artista explique: “A ideia de “Real Tips” ou Gorjetas Verdadeiras surgiu em 2021 porque tive o apoio da família, amigos e fãs para nunca desistir da música”, explica. “O nome “Real Tips” me veio porque tocar Country no Brasil é desafiador para ganhar algum dinheiro”, e conclui, “…"Gorjeta", nesse caso, seria como “o apoio dos fãs, amigos e família, e não o dinheiro”. “”Real Tips” foi a letra mais complexa que já fiz até hoje e certamente uma música que eu gostei muito do resultado final, pela história que ela conta”.

Sobre as composições, Roberto Trevizan diz: “As letras “Real Tips” e “Who’s Such a Fool”, escrevi especialmente para esse trabalho, e a música “What the Mind Learns to Let Go” também foi escrita pelo meu amigo Fábio Aresi”.

O trabalho já está disponível em todas as plataformas digitais, no YouTube e já foi destaque do Spotify.

Para ouvir o álbum, clique aqui

Yeehaw.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas