Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Adega do Déco
Publicidade

Pode colocar gelo no vinho?

Com a onda de calor no Brasil, a tendência é preferirmos bebidas geladas

Adega do Déco|André Rossi


Taça de vinho com gelo
Taça de vinho com gelo

Nesse calor surreal que anda fazendo em todo o nosso Brasilzão, já recebi mensagem perguntando sobre colocar gelo na taça de vinho. Aliás, é uma pergunta recorrente sempre que entra o verão.

Como sempre digo, cada um toma o seu vinho da maneira que quiser e que for te fazer feliz. Porém, tecnicamente falando, existe um ponto importante que devemos considerar na hora de decidir se colocaremos uma pedra de gelo no vinho ou não.

Quando um vinho é produzido, ele é pensado para que seja tomado na temperatura adequada, dependendo do tipo (espumante, branco, Rose, tinto ou fortificado) e sem nenhum elemento a mais.

O fato de colocar uma ou mais pedras de gelo numa taça de vinho significa que este gelo vai derreter, deixando o vinho mais aguado e, consequentemente, perderá consistência e seu sabor ficará diluído. Então é de se imaginar que você não aproveitará todo o sabor que aquele vinho pode te proporcionar, pois ele estará mais diluído.

Publicidade

Pensando nisso, algumas vinícolas já pensaram em fazer vinhos ou espumantes mais concentrados fabricados dessa forma com o objetivo da pessoa colocar pedras de gelo. É o caso da Champanhe Moët Chandon Ice Imperial, que tem uma concentração e um teor de açúcar maior justamente pensando nesta diluição. Outro exemplo bem conhecido dos amantes do vinho, e que faz muito sucesso, é o Rosé Piscine, vinho rosé francês com maior teor de açúcar e concentração. Existem outros exemplos, mas certamente estes 2 são os mais conhecidos.

O contraponto da parte técnica e da perda de concentração e sabor do vinho é o prazer que ele te proporciona. Logo, se você colocar gelo no vinho ou no espumante, irá fazer você aproveitar melhor a sua bebida. Então, o meu conselho será sempre aproveitar da forma que você ficará mais feliz. Afinal, o vinho sempre foi uma bebida feita para que possamos desfrutar melhor os nossos momentos, sem muitas regras!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.