Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Adega do Déco
Publicidade

Profissão Sommelier: Bate Papo com Gabriela Bigarelli

No primeiro bate papo da série "Profissão Sommelier", Gabriela Bigarelli conta um pouco como é o seu trabalho de consultora e os desafios de estar muito mais nos bastidores do que no salão. 

Adega do Déco|Do R7 e André Rossi

Gabi Bigarelli e Déco Rossi
Gabi Bigarelli e Déco Rossi Gabi Bigarelli e Déco Rossi

No primeiro bate papo da série "Profissão Sommelier", a reconhecida sommeliere Gabriela Bigarelli conta um pouco como é o seu trabalho de consultora e os desafios de estar muito mais nos bastidores do que no salão. Super competente, já passou pelos salões de restaurantes e hoje tem sua empresa de consultoria. Entre os tantos restaurantes que ela atende, está um dos mais reconhecidos de SP e do Brasil, o Restaurante Maní.

Como vc vê a evolução do papel do Sommelier nos últimos anos?

Acho que cada dia mais, temos espaços para profissionais que realmente queiram fazer alguma diferença! Servir é uma arte e para isso, precisamos amar o que fazemos! Ter jogo de cintura! estudar muito, mas, sobretudo, entender que o vinho poderia estar sendo apresentado de uma forma mais simples, para que todos possam ter acesso ao conhecimento de forma simples!

O vinho é uma vida engarrafada, merece sim respeito, mas não precisa de frescura!

Publicidade

Vc ainda acha que as pessoas tem “medo” de pedir uma sugestão a um Sommelier de uma loja ou restaurante?

Eu acho que sim Deco, vejo muito por aí ainda uma certa insistência em vender vinhos caros, sem muito usar da sensibilidade de entender o que o cliente quer, pode e gosta! Muitos se sentem coagidos com a insistência do sommelier ou do garçom que prioriza a venda com valor muito agregado e as vezes a pessoa não pode ou só quer um vinho mais básico. Então, o que preso muito em minhas consultorias e treinamentos é ensinar sobre isso! Principalmente a ter respeito por quem está pagando.

Publicidade

Sua atuação como consultora tem uma importância que muita gente não vê. Quais são os principais desafios que vc enfrenta?

Olha, o principal é estar por trás dos bastidores, negociando, escolhendo, organizando pedidos, adegas, treinando a galera! Mas quem vê isso? Hoje, fazendo mais de 35 consultorias em São Paulo, grupo de hotéis pelo brasil, lojas! Não tenho quase tempo de estar num salão! E por isso, não sou vista! Mas Sommelier não é apensas atendendo uma mesa não é mesmo? Hoje estou em parceria com mais de 18 importadores, 6 produtores nacionais, além de trabalhar com destilados, cervejas, águas, cafés, chás entre outros fermentados! Equalizar tudo isso, comandar tudo isso, não é fácil não! Hoje tenho uma equipe de 5 pessoas que atuam diretamente comigo, além então de liderar minha equipe, acabado liderando cada salão desses, chegando a treinar por ano mais de 1.000 pessoas! Tudo isso, além das degustações, eventos e adegas Personalizadas! E aí? Sommelier só na mesa? Volto a pergunta para vc!

Publicidade

Montar uma boa carta é uma arte. Quais os principais critérios que vc usa quando está escolhendo os vinhos para uma restaurante ou loja?

Primeiro é entender o perfil do meu cliente, o qie ele espera de uma consultoria! Tenho muitos serviços que abrange a GB, minha empresa. Analizar o público, mas eu gosto de ter sempre uma Carta democrática, gosto de abranger sempre tudo, preços, uvas, regiões, países, para todos os bolsos. Todos tem que conseguir beber um Vinho. Conseguir um bom custo para para restaurante e ter uma margem que fique acessível ao cliente. Estar sempre visando trazer novidades, e bons relacionamentos! E hoje priorizo muito vinhos organicos, naturais e biodinâmicos, pensando em nosso futuro.

Como vc vê a questão dos egos e da fama no mundo do vinho?

Olha, ponto crítico esse hem? Por que gente, simplesmente um é igual ao outro, como toda profissão! O EGO é o maior inimigo do ser humano, eu mesma agradeço a Deus por ter começado em minha profissão do chão, literalmente, separando cobre-manchas e limpando chão na Italia com 16 anos. Respeitar cada trajetória acho um dos primeiros passos para você ter sucesso, não sou melhor do que ninguém, e se quiser ser melhor do que eu, seja e seja feliz!

Como usar as redes sociais a seu favor neste sentido?

Bom, não sou uma pessoa tão forte em redes sociais! Tenho uma agência por trás, mas tento ali sempre trazer dicas e meu dia-dia! Acho que poderia olhar mais para isso, mas não é meu forte!

Gosto mesmo é de fazer meu trabalho 360! E respirar o vinho diariamente!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.