Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Adega do Déco

Profissão sommelier: eles são muito mais do que você pensa!

Aproveitando a comemoração do Dia Internacional do Sommelier, no último dia 3/6, entenda melhor quais os papéis que um sommelier pode fazer e veja a importância que ele anda ganhando no mercado de vinhos e gastronomia

Adega do Déco|Do R7 e André Rossi

Profissão sommelier: eles são muito mais do que você pensa!
Profissão sommelier: eles são muito mais do que você pensa!

No ultimo sábado, dia 3/6, foi a Dia Internacional do Sommelier. Mas, afinal, o que faz um sommelier? Quais os tipos de trabalho que ele faz?

Vou tentar simplificar um pouco e explicar de forma resumida, pois, se quiser, dá para gastar muitas e muitas linhas para falar sobre todas as possibilidades que um sommelier pode ter.

Primeiro, a profissão de sommelier hoje em dia é regulamentada desde 2011, e a principal entidade formadora e que faz um excelente trabalho para o mundo do vinho, é a ABS – Associação Brasileira de Sommeliers, presente em todo o território nacional. Existem outras escolas, algumas internacionais, mas no Brasil ninguém forma mais sommeliers do que a ABS.

Falando de possibilidades, muita gente acha que o sommelier se restringe ao serviço do vinho em restaurantes. Mas o papel dele vai muito além disso. Em se tratando de restaurante, na maioria das vezes, ele é também o responsável por elaborar a carta de vinhos e escolher os vinhos que fazem sentido estar naquele restaurante. É ele quem negocia com produtores e importadores e que pensa em cada harmonização. Ou seja, a parte do serviço de mesa é apenas a ponta final de um árduo trabalho.


O sommelier também pode trabalhar como um consultor externo, como fazem alguns sommeliers que, em sua maioria, já passaram pelo salão de restaurantes. E este é um trabalho que poucos veem e valorizam, mas é importantíssimo, principalmente em restaurantes que não têm sommelier.

Sommeliers, em países produtores de vinho, também podem atuar em vinícolas, na parte de enoturismo, nos restaurantes, na equipe de capacitação ou até mesmo como comerciais.


Em importadores também existe muito e cada vez mais espaço para eles, seja como gerente de produto, como marketing, seja na parte técnica, atuando nos treinamentos dos clientes ou na gestão do portfolio da empresa, ajudando a escolher produtores que farão parte do catálogo da empresa.

Sommeliers também trabalham em lojas e supermercados, para nos auxiliar nas compras, e isso é algo que muitas vezes não valorizamos, mas o papel deles vai desde a escolha dos vinhos que vão para a prateleira até ajudar o cliente a escolher o vinho que está procurando.


Por último, antes de contar sobre a série que farei nos próximos dias, queria fazer um apelo e um alerta geral: não tenham medo dos sommeliers!! Eles não mordem e não querem sempre te empurrar o vinho mais caro. Isto é algo que já existiu, não era uma praxe que o mercado inteiro fazia, mas que ficou no passado. Todos os sommeliers que nos ajudam em bares, restaurantes ou lojas estão lá para nos indicar o vinho que vai de encontro com aquilo que procuramos. Sim, existem aqueles que querem empurrar algo mais caro, mas hoje em dia esse personagem está cada vez mais em extinção, graças ao bom Deus!

E, para contar um pouco do dia a dia e dos desafios de cada uma dessas funções que um sommelier pode fazer, convidei quatro pessoas para um bate-papo e vou colocar aqui nos próximos dias como foram esses bate-papos!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.