Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Adega do Déco

Saiba como escolher a taça ideal para cada tipo de vinho

As taças são projetadas para realçar as características únicas de diferentes tipos de vinho

Adega do Déco|Do R7

Escolha a taça certa para brindar!
Escolha a taça certa para brindar!

Muita gente se confunde com os diferentes tipos de taça de vinho e até se perguntam por que existem tantos tipos. Então, vou pontuar abaixo alguns dos principais tipos, mas lembrando aquilo que sempre prego: simplicidade! Não precisamos ter todos os tipos. E, mesmo se não tiver nenhum deles, não deixe de abrir seu vinho e curtir um momento bacana!!

As taças são projetadas para realçar as características únicas de diferentes tipos de vinho, proporcionando uma melhor experiência sensorial para quem toma a bebida. Cada taça é projetada com base nas características específicas do vinho, como aromas, sabores e textura e acidez.

Os principais tipos de taça são:

Taça de vinho tipo bordeaux
Taça de vinho tipo bordeaux

Tipo Bordeaux: Esta taça possui uma forma alta com um corpo grande e é ideal para vinhos tintos encorpados, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Mlabec, Syrah e outros. O bojo mais comprido permite que o vinho "respire" e libere aromas mais complexos, enquanto a abertura estreita direciona os aromas para o nariz, permitindo que você aprecie melhor os sabores e aromas ricos.


Taça de vinho tipo borgonha
Taça de vinho tipo borgonha

Tipo Borgonha: As taças do tipo Borgonha têm um bojo mais largo do que as taças do tipo Bordeaux, mas com uma abertura ainda maior. Elas são adequadas para os vinhos tintos mais delicados e aromáticos, como o Pinot Noir. A forma das taças permite que os aromas sutis se concentrem mais.

Taça de vinho branco
Taça de vinho branco

Taça de vinho branco: As taças de vinho branco têm um bojo menor do que o das taças de vinho tinto, o que ajuda a manter a temperatura mais fria do vinho branco. Elas são muito apropriadas para vinhos brancos, rosés e de sobremesa (exceto os que são fortificados).


Taça de vinho espumante
Taça de vinho espumante

Taça de vinho espumante (flûte): Esta taça é alongada e estreita, projetada para preservar as bolhas e os aromas característicos de vinhos espumantes, como champagne, cava, prosecco e outros. A forma ajuda a concentrar os aromas e direcionar as bolhas para cima, formando uma “coroa” com a espuma e dando a sensação de cremosidade.

Taça de vinho fortificado
Taça de vinho fortificado

Taça de vinho fortificado: Essa taça menor é usada para servir vinhos fortificados, aqueles com teor alcoólico maior, sejam eles secos ou doces. Alguns exemplos são o vinho do Porto branco, Jerez, Madeira, Marsala, entre outros. A forma ajuda a concentrar os aromas e sabores desses vinhos fortificados.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.