Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Como Ser Saudável
Publicidade

6 maneiras fáceis de reduzir o açúcar e o sal da sua dieta

Como Ser Saudável|Renata Garofano e Renata Garofano

Sal e açúcar: saiba como reduzi-los da dieta
Sal e açúcar: saiba como reduzi-los da dieta Sal e açúcar: saiba como reduzi-los da dieta

Acredito que a grande maioria das pessoas consuma muito mais do que os níveis recomendados de açúcar e sal, e cada um dos quais pode ter um impacto devastador na sua saúde. Talvez nem saibam o mal que isso está fazendo para a saúde; outras até sabem, mas não se importam.

A verdade é que muito açúcar pode causar resistência à insulina, obesidade e diabetes. O sal pode causar ganho de água e hipertensão, levando a uma insuficiência cardíaca, ataque cardíaco e até mesmo a um derrame.

A American Heart Association (AHA) emitiu um alerta sobre ambos os ingredientes, recomendando limites significativamente mais baixos do que as Diretrizes Dietéticas já exigidas. A boa notícia é que, com algumas dicas, o sódio e os açúcares adicionados são fáceis de serem evitados.

E claro que o blog fez uma listinha para você se apoiar.

Publicidade

1. Comece a ler os rótulos. "O rótulo de informações nutricionais nas embalagens dos alimentos torna mais fácil ver exatamente a quantidade de sódio e açúcares adicionados em cada porção", diz Maya Vadiveloo, professora de nutrição e ciências alimentares na Universidade de Rhode Island, em Kingston. O rótulo também mostra a porcentagem da quantidade diária máxima recomendada que esse número representa. Um valor diário de 20% ou mais para sódio ou açúcares adicionados é alto.

2. Cozinhe mais em casa. A maior parte do sódio da nossa dieta vem de alimentos processados ​​e refeições em restaurantes. Além disso, qualquer coisa pré-preparada no supermercado — como frango assado ou saladas deliciosas — provavelmente também terá adição de sódio. Corte uma refeição no restaurante por dia ou semana em favor da comida caseira e você poderá economizar milhares de miligramas de sódio e muitos gramas de açúcar adicionado.

Publicidade

3. Não tenha pressa. Embora algumas pessoas consigam reduzir rapidamente o consumo de sal e açúcar, outras podem precisar de uma abordagem mais gradual. Por exemplo, se você costuma adicionar 2 colheres de chá de açúcar ao café, reduza para 1½ colher de chá, depois 1 e depois ½ colher de chá durante uma semana ou duas. As mesmas mudanças sutis funcionam para o sódio.

4. Encontre alternativas doces. Opte por iogurte natural com frutas frescas ou congeladas em vez de iogurte aromatizado. Coma uma tigela de frutas vermelhas com um bocado de sorvete em vez de biscoitos ou bolo. E apenas um quadrado de chocolate amargo em vez de uma barra de chocolate ao leite. 

Publicidade

5. Explore os temperos. Melhore os alimentos com ervas e temperos em vez de adicionar sal. Manjericão, hortelã, salsa, pimenta, gengibre, alho — todos acrescentam sabor, bem como antioxidantes e outros compostos saudáveis. As especiarias também podem proporcionar uma satisfação doce: experimente canela, noz-moscada ou extrato de baunilha em iogurte, café e outros alimentos aos quais você normalmente adicionaria açúcar.

6. Não busque a perfeição. "Cada dia e cada refeição são uma nova oportunidade", diz Vadiveloo. Se você fizer uma refeição salgada ou açucarada, não se culpe nem presuma que não conseguirá seguir essa nova abordagem alimentar por longo prazo. "É um processo que dura a vida toda."

fonte: ConsumerReports.org

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.