Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cuidados para treinar no calor: veja 5 dicas preciosas 

As temperaturas continuam altíssimas ao redor do país. Saiba alguns cuidados para treinar no calor sem se prejudicar 

Como Ser Saudável|Renata Garofano e Renata Garofano

Hoje vou começar com a frase mais dita nos últimos dias pelo Brasil: que calorrrrrrrr!!

Na semana passada, o MetSul Metereologia emitiu um alerta para uma onda de calor extremo em grande parte do país, e essa onda chegou! Com isso, aos praticantes de atividades físicas é necessário ressaltar a importância dos cuidados para treinar no calor.

Para aqueles que buscam manter o treino em dia, vale dizer que o extremo calor e a baixa umidade do ar também afetam os músculos e o desempenho durante os exercícios.

De acordo com Emerson Rodrigues, professor de educação física e especialista em treino funcional, a baixa umidade do ar exige do corpo mais oxigênio, pois a temperatura estará seca e com concentrações de poluentes maiores que o normal.

Publicidade

"Com esse cenário, pode ser que seja necessário alterar o treino, incluir novos hábitos na rotina, além de buscar praticar a atividade física em ambientes climatizados", explica Rodrigues. 

Pedimos ao professor Emerson que fizesse uma lista com cuidados que devemos ter nesse período de altas temperaturas no país. Fique de olho nestas cinco dicas:

Publicidade

1. Beba água e isotônicos

Aumentar o consumo de água é essencial para manter as vias aéreas saudáveis. O uso de bebidas isotônicas também é indicado para fazer a reposição de eletrólitos perdidos no suor.

Publicidade

2. Limpe o ambiente

Priorize fazer exercícios em locais limpos, que estejam livres de poeira e ácaros. Com a umidade do ar baixa, haverá maior concentração de poluentes.

Publicidade

3. Procure horário adequado para se exercitar

Para treinos ao ar livre, evite a prática entre as 10h e as 16h. Nesse horário, a umidade do ar costuma estar mais baixa, o que não é bom para as vias respiratórias.

4. Ajuste o treino

Diminuir a intensidade do treino é importante nesse período. Talvez você até precise mudá-lo, com a intenção de amenizar o desconforto. 

5. Procure ambientes climatizados

O objetivo principal de treinar em ambientes climatizados é evitar o mal-estar e a redução da pressão arterial durante os exercícios. 

Moradores de São Paulo buscam piscinas e parques para se refrescarem do calorão

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.