Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Como Ser Saudável
Publicidade

Dicas para cuidar das pernas e evitar piora das varizes com a chegada do verão

Como Ser Saudável|Do R7 e Renata Garofano

Varizes requerem cuidados
Varizes requerem cuidados Varizes requerem cuidados

As varizes são uma das doenças vasculares mais comuns, atingindo principalmente as mulheres. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 70% da população apresenta dilatação dos vasos em menor ou maior grau, sendo mais da metade, do sexo feminino.

No verão, a estação mais quente do ano, as varizes costumam incomodar mais: as mulheres, principalmente, querem usar roupas mais curtas e leves e o aumento das temperaturas pode levar a piora dos sintomas das varizes. "Devido à dilatação venosa, especialmente dos membros inferiores, o que favorece também por esse mesmo motivo o aparecimento de inchaço e sensação de peso nas pernas", explica o cirurgião vascular e endovascular, doutor Adjaldes Ribeiro de Moraes Júnior

Não existe um momento ideal para tratar varizes. Na verdade, quanto mais se posterga o tratamento dessa doença, mais ela pode progredir e necessitar de condutas mais invasivas. ‘’O momento ideal é o quanto antes", reforça doutor Adjaldes.

Cuidar das varizes no verão é um pouco mais complicado. "Como a maioria dos tratamentos de escleroterapia, laser transdérmico, laser endovenoso e a própria cirurgia envolvem uma restrição a exposição solar nos primeiros dias de pós-procedimento, é necessária uma atenção maior dos pacientes nesse período."

Publicidade

Por se tratar de uma doença crônica, a prevenção é um fator muito importante. O cirurgião vascular, doutor Moraes Júnior, listou as principais coisas que precisamos fazer para evitar o surgimento da doença:

Drº Adjaldes Ribeiro de Moraes Júnior
Cirurgião Vascular e Endovascular
Drº Adjaldes Ribeiro de Moraes Júnior Cirurgião Vascular e Endovascular Drº Adjaldes Ribeiro de Moraes Júnior Cirurgião Vascular e Endovascular

- Atividade Física Regular com foco no fortalecimento da bomba muscular da panturrilha;

Publicidade

- Uso de meia elástica em pacientes com atividades de trabalho em que exige muitas horas parado em uma mesma posição em pé ou sentado;

- Se manter dentro do peso ideal;

Publicidade

- Evitar uso, sem orientação médica, de pílula anticoncepcional e reposição hormonal;

- Pessoas com histórico de varizes, mesmo que já tratadas, devem realizar acompanhamento regular com o Cirurgião Vascular.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.