Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Como Ser Saudável
Publicidade

FOLIA DE CARNAVAL X BEBIDA ALCÓOLICA

A diversão deve estar sempre associada aos cuidados para aproveitar a festa sem prejuízos para saúde.

Como Ser Saudável|Do R7

Estamos a poucos dias do Carnaval. Tá certo que a festança já começou em várias cidades do país, mas o feriado carnavalesco ainda vai acontecer.

A “folia saudável” (por favor, não briguem comigo por incluir o saudável) requer equilíbrio para os dias de festa e na recuperação pós-Carnaval. 

O consumo de bebidas alcoólicas sempre aumenta durante o período das festas carnavalescas, mas é preciso ter equilíbrio ao beber. O ideal é até 2 doses para mulheres e 3 para os homens, o equivalente a 330ml de cerveja, 100 ml de vinho ou 30 ml de bebidas destiladas.

"A partir do momento que o álcool é ingerido, ele é absorvido no estômago e, percorrendo através dos vasos sanguíneos alcança o fígado, onde ele é metabolizado, e alcançando o cérebro causa diversos sintomas não somente na parte do sistema nervoso central, mas também em toda a parte do sistema digestivo", explica o doutor Gustavo Patury, cirurgião do aparelho digestivo. 

Publicidade

Uma coisa muito comum nestes dias de festa, é uma grande ingestão de bebida alcóolica num curto espaço de tempo, o que traz consequências : "pode piorar principalmente a parte gástrica com quadro de gastrite, esofagite, piorar a questão do refluxo e às vezes levar a quadros de diarreia e estufamento", diz o doutor Patury.

E o doutor ainda lista as consequências que o consumo exagerado de álcool traz a médio e longo prazo:

Publicidade
doutor Gustavo Patury
doutor Gustavo Patury doutor Gustavo Patury

 No fígado, geralmente ocorre uma alteração de proteção enzimática e pode ter uma diminuição do metabolismo de enzimas, e no caso de grandes quantidades o paciente pode evoluir para uma hepatite aguda.

 Em relação ao pâncreas, que é extremamente sensível a esse uso agudo, também pode levar a uma pancreatite alcoólica aguda.

Publicidade

 No coração, o paciente geralmente tem um aumento da frequência cardíaca, um aumento da pressão arterial.

 No estômago, o álcool causa uma irritação na mucosa gástrica.

 Inibe a produção de hormônio fazendo com que aumenta a quantidade de vezes de ida ao banheiro, ou seja, o álcool aumenta essa quantidade de linha porque ele inibe justamente o hormônio antidiurético.

o segredo para curtir a folia e não prejudicar a saúde é ter equilíbrio. Mas se você exagerar na bebida, lembre-se de realizar uma boa hidratação, pois é essencial para limpar o organismo e contribuir para evitar desequilíbrios entre os órgãos. Opte por água natural ou água de coco, chás e sucos naturais, de preferência sem açúcar. Neste momento, evite refrigerantes, chás adoçados e sucos prontos.

E aproveite a festa! 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.