Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Como Ser Saudável
Publicidade

Os cuidados que você deve ter em dias de extremo calor

Como Ser Saudável|Renata Garofano e Renata Garofano

A primavera chega amanhã, mas o calor de verão resolveu aparecer bem antes por aqui! E agora existe a ameaça de “calor extremo”, quando as temperaturas são muito mais altas e duram mais tempo. Tudo isso afeta nossa saúde, desde nos fazer sentir lento até nos colocar em risco de doenças e mal-súbitos.

“As altas temperaturas aumentam a incidência das doenças cardiovasculares. E mortalidade por todas as causas. Um estudo diz o seguinte, que a cada grau que se aumenta acima de vinte graus, tem um aumento em torno de oito por cento da chance de doenças cardiovasculares”, diz o doutor Marcelo Cantarelli, cardiologista intervencionista e Membro da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. “Principais delas o AVC e o infarto do miocárdio.”

doutor Marcelo Cantarelli
doutor Marcelo Cantarelli doutor Marcelo Cantarelli

As pessoas que podem ser mais afetadas com o aumento da temperatura são os idosos e as pessoas que já tem o risco aumentado como: pressão alta, diabetes, colesterol elevado e a obesidade. Mas como se cuidar? "Nós temos que manter sempre uma boa hidratação, usar roupas leves, evitar atividade física durante o calor externo ao sol e uma alimentação mais leve. Tudo isso é importante para a nossa saúde", explica o doutor Cantarelli.

De um modo geral, se hidratar será fundamental para prevenir o risco de desidratação durante as ondas intensas de calor. Frutas não podem faltar na sua lista e chá gelado pode ser uma excelente opção. "As melhores frutas para consumo são aquelas ricas em água, potássio, magnésio e fibras. Melancia, Melão, Uva, Abacaxi, Acerola, Morango e Limão estão entre as mais recomendadas", detalha a nutricionista Leticia Manduca.

Publicidade

Outro alerta importante, vai para as pessoas que tomam remédio para pressão alta, os idosos que fazem uso de medicações contínuas e diuréticoss O cardiologista Cantarelli ressalta a importância de conversar com o médico: "pode ser que nesse período de alta temperatura precise haver um ajuste, uma redução da medicação já que há um risco maior de ocorrer desidratação e queda da pressão arterial".

E para nos ajudar a saber que tipo de alimentação realizar durante esse período, a nutri Leticia montou uma sugestão de cardápio bem bacana pra gente!

Publicidade
Leticia Manduca
Leticia Manduca Leticia Manduca

SALADA:

com folhas de alface rúcula, tomate e iscas de frango temperadas com limão azeite e sal.

Publicidade

SUCOS DETOX:

2 fatias de melão + 1 limão + 2 fatias de abacaxi + 200 ml de água de coco

1 maçã+ 2 folhas de couve + 1 fatia de abacaxi + 200 ml de água

200 ml de chá branco gelado + 1 limão +1 fatia de melão

LANCHE NATURAL:

2 colheres de sopa de cottage + 3 colheres de sopa de atum ao natural + folhas de alface e tomate + 2 colheres de cenoura ralada + 2 fatias de pão integral.

SORVETE FUNCIONAL

5 morangos + gelo á gosto + 2 bananas congeladas + 1 colher de sopa de cacau + 200 ml de leite de amêndoas. Bater no liquidificador e colocar em formas de sorvete, rende 5 porções equivale a 60 kcal, ideal para sobremesas e lanches

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.