Com amplo trabalho social, chef Janaína Torres Rueda vai ser a grande homenageada de prêmio internacional
Chef que promove cozinha inclusiva e é uma das responsáveis por ressuscitar o centro de SP com empreendimentos gastronômicos vai receber premiação entre os melhores da América Latina
É de comer|Camé Moraes do @ehdecomer para o R7
Boas notícias para as mulheres na cozinha. O Latin America's 50 Best Restaurants, concurso internacional que premia os melhores restaurantes da América Latina, anunciou sua homenageada como a melhor chef latina: Janaína Torres Rueda.
Talvez você, telespectador da Record TV, a conheça por meio da temporada deste ano do reality show gastronômico Top Chef. Ela compôs o trio de jurados ao lado dos chefs Felipe Bronze e Emmanuel Bassoleil. Mas a história de Janaína é longa e de muita raça na cozinha.
Chef e proprietária de vários empreendimentos gastronômicos em São Paulo, incluindo A Casa do Porco, o Bar da Dona Onça, no edifício Copan, o Hot Pork, a Sorveteria do Centro e a Merenda da Cidade, Janaína é a décima mulher a receber esse prêmio, que celebra a inclusão na culinária e o empoderamento das futuras gerações de chefs mulheres.
Dos estabelecimentos acima só não conheço pessoalmente o mais recente: Merenda da Cidade. Os demais, posso dizer com certeza que valem a visita. Primeiro, porque engrandeceram uma região degradada há muitos anos e a transformaram em polo gastronômico (o Centro, nas imediações do Copan). Segundo, porque são mais acessíveis em termos financeiros em comparação a cozinhas de mesmo nível e renome, digamos assim.
E isso é um reflexo da cozinheira, que cresceu em cortiços da região central paulistana. Janaína Torres Rueda é conhecida por sua abordagem de alta gastronomia democrática, na qual busca aprimorar e transformar a dieta da população brasileira.
Seu restaurante Dona Onça, no centro de São Paulo, serve pratos afetivos, enquanto A Casa do Porco oferece um menu-degustação por menos de R$ 300, destacando o porco San Zé, preparado com animais de criação própria e um longo processo de cocção.
Em 2022, A Casa do Porco foi eleito o Melhor Restaurante do Brasil e ocupou a 12ª posição na lista mundial do Latin America's 50 Best Restaurants.
A premiação oficial da Latin America's 50 Best Restaurants está marcada para 28 de novembro, no Rio de Janeiro, onde Janaína Torres Rueda será celebrada e, quem sabe, a Casa do Porco possa ganhar algumas posições no ranking.
Janaína é também reconhecida por seu compromisso com a gastronomia social. Ela recebeu o American Express Icon Award - Latin America em 2020 por suas ações em prol de refeições escolares mais saudáveis e da gastronomia inclusiva durante a pandemia de Covid-19. Também atuou como voluntária na iniciativa Cozinheiros da Educação, beneficiando 1,8 milhão de crianças em idade escolar.
Aguardemos a premiação e as novidades desse ano para o 50 Best.... O que será que vem por aí?
Me segue lá no meu insta, o @ehdecomer
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.