Logo R7.com
Logo do PlayPlus
É de Comer
Publicidade

Com amplo trabalho social, chef Janaína Torres Rueda vai ser a grande homenageada de prêmio internacional

Chef que promove cozinha inclusiva e é uma das responsáveis por ressuscitar o centro de SP com empreendimentos gastronômicos vai receber premiação entre os melhores da América Latina

É de comer|Camé Moraes do @ehdecomer para o R7

Janaína Torres Rueda é a grande homenageada do Latin America's 50 Best Restaurants
Janaína Torres Rueda é a grande homenageada do Latin America's 50 Best Restaurants Janaína Torres Rueda é a grande homenageada do Latin America's 50 Best Restaurants

Boas notícias para as mulheres na cozinha. O Latin America's 50 Best Restaurants, concurso internacional que premia os melhores restaurantes da América Latina, anunciou sua homenageada como a melhor chef latina: Janaína Torres Rueda.

Chef estreou neste ano no 'Top Chef 4' como jurada na Record TV
Chef estreou neste ano no 'Top Chef 4' como jurada na Record TV Chef estreou neste ano no 'Top Chef 4' como jurada na Record TV

Talvez você, telespectador da Record TV, a conheça por meio da temporada deste ano do reality show gastronômico Top Chef. Ela compôs o trio de jurados ao lado dos chefs Felipe Bronze e Emmanuel Bassoleil. Mas a história de Janaína é longa e de muita raça na cozinha.

Chef e proprietária de vários empreendimentos gastronômicos em São Paulo, incluindo A Casa do Porco, o Bar da Dona Onça, no edifício Copan, o Hot Pork, a Sorveteria do Centro e a Merenda da Cidade, Janaína é a décima mulher a receber esse prêmio, que celebra a inclusão na culinária e o empoderamento das futuras gerações de chefs mulheres.

Dos estabelecimentos acima só não conheço pessoalmente o mais recente: Merenda da Cidade. Os demais, posso dizer com certeza que valem a visita. Primeiro, porque engrandeceram uma região degradada há muitos anos e a transformaram em polo gastronômico (o Centro, nas imediações do Copan). Segundo, porque são mais acessíveis em termos financeiros em comparação a cozinhas de mesmo nível e renome, digamos assim.

Publicidade
Pratos com porco de criação própria são servidos na Casa do Porco
Pratos com porco de criação própria são servidos na Casa do Porco Pratos com porco de criação própria são servidos na Casa do Porco

E isso é um reflexo da cozinheira, que cresceu em cortiços da região central paulistana. Janaína Torres Rueda é conhecida por sua abordagem de alta gastronomia democrática, na qual busca aprimorar e transformar a dieta da população brasileira.

Seu restaurante Dona Onça, no centro de São Paulo, serve pratos afetivos, enquanto A Casa do Porco oferece um menu-degustação por menos de R$ 300, destacando o porco San Zé, preparado com animais de criação própria e um longo processo de cocção.

Publicidade

Em 2022, A Casa do Porco foi eleito o Melhor Restaurante do Brasil e ocupou a 12ª posição na lista mundial do Latin America's 50 Best Restaurants.

A premiação oficial da Latin America's 50 Best Restaurants está marcada para 28 de novembro, no Rio de Janeiro, onde Janaína Torres Rueda será celebrada e, quem sabe, a Casa do Porco possa ganhar algumas posições no ranking.

Publicidade

Janaína é também reconhecida por seu compromisso com a gastronomia social. Ela recebeu o American Express Icon Award - Latin America em 2020 por suas ações em prol de refeições escolares mais saudáveis e da gastronomia inclusiva durante a pandemia de Covid-19. Também atuou como voluntária na iniciativa Cozinheiros da Educação, beneficiando 1,8 milhão de crianças em idade escolar.

Aguardemos a premiação e as novidades desse ano para o 50 Best.... O que será que vem por aí?

Me segue lá no meu insta, o @ehdecomer

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.