Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dia do Queijo: sites reúnem pesquisas sobre as variedades brasileiras

Um dos alimentos fermentados mais antigos do mundo tem um portal só para estudos sobre ele, desenvolvido por pesquisadores da USP. Queijarias de São Paulo também se uniram em um portal para promover o produto paulista

É de comer|Do R7

Queijos paulistas têm site que reúne 13 produtores
Queijos paulistas têm site que reúne 13 produtores Queijos paulistas têm site que reúne 13 produtores

Entre prêmios e polêmicas quanto ao controle de produção e comercialização, os queijos artesanais brasileiros estão em destaque nestes últimos anos no mercado brasileiro. No Dia Mundial do Queijo, deixo aqui uma dica de um site em que você, caro leitor, poderá buscar informações confiáveis e pesquisas sobre esse alimento tão importante no nosso dia a dia.

A rede de pesquisas em queijos artesanais brasileiros, ou Repequab, traz artigos científicos publicados em revistas internacionais sobre o assunto. Os temas abordados vão desde uma pesquisa histórica sobre as características dos queijos brasileiros até os tipos de embalagem utilizados na produção e as consequências na conservação desses derivados de leite. Vale a pena a espiada – pode clicar aqui e ir direto.

O mapinha abaixo, aliás, foi retirado de um artigo publicado no Repequab e traz as variedades distribuídas pelo nosso território:

Agora, se o seu negócio não é ler, e sim só comer queijo, atenção: para comemorar o Dia do Queijo, a maioria dos supermercados e queijarias online está fazendo promoções bem bacanas. É bom sair da mesmice e aproveitar para fugir dos importados – afinal, temos queijos altamente competitivos que dão um banho em muito fromage por aí.

Publicidade

Uma dica de perfil/site legal para também seguir é o Caminho do Queijo Paulista, que reúne informações sobre 13 reconhecidas produções queijeiras do estado de São Paulo – além de promover visitas guiadas a fazendas e locais de produção e realizar lives sobre o asssunto. Hoje, aliás, haverá uma live com três produtores de queijos – às 20h, no Instagram –, intitulada "De onde vem o leite". Quer saber mais? Me segue lá no meu insta, o @ehdecomer. Como boa consumidora de queijos que sou, sempre posto dicas sobre os meus preferidos.

Abaixo, uma lista de produtores que aceitam visitas no estado de SP (fonte: Caminho do Queijo Paulista):

Publicidade

Cabanha Mulekinha - Aberta para venda de queijos de segunda a sábado, das 9h às 17h. Também é possível passear pela propriedade e assistir à ordenha às 16h.

Capril do Bosque - Oferece visita à criação de cabras, um parquinho onde cabritos e crianças brincam juntos e o Bistrô do Bosque, que serve almoço aos sábados, domingos e feriados. Reservas devem ser feitas pelo WhatsApp (11) 95555-9232.

Publicidade
Capril do Bosque tem queijos premiados mundo afora
Capril do Bosque tem queijos premiados mundo afora Capril do Bosque tem queijos premiados mundo afora

Fazenda Atalaia - Aberta para venda de queijos diariamente das 9h às 17h. Atendimento e degustação são realizados de forma controlada, para evitar aglomerações. O café da manhã é servido aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 11h, e o almoço, de quarta a domingo, das 13h30 às 15h30, para consumo na área externa da propriedade. Uma sugestão da fazenda: leve toalhas e aproveite para um convivial ao ar livre! As visitas históricas guiadas ocorrem aos sábados, domingos e feriados, em dois horários: às 10h e às 14h30. As cestas e os produtos da fazenda continuam sendo vendidos pelo WhatsApp (19) 99750-8129 ou pela loja virtual.

Queijo com Arte  Fazenda Santa Luzia - Loja aberta para venda de queijos de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados e feriados, das 8h às 18h. O bistrô da fazenda está aberto e funciona aos sábados e feriados, das 8h às 18h. Somente com reserva antecipada, via agendamento, pelo WhatsApp (15) 99698-5437.

Lano-Alto - Oferece oficinas rurais e hospedagem em duas cabanas dentro da propriedade. Além de aproveitar a natureza ao redor, os hóspedes podem optar por receber ingredientes produzidos na fazenda, como iogurte, queijo, leite, manteiga, ovos e verduras orgânicas. 

Laticínio Montezuma - Lojas estão funcionando diariamente para venda de produtos e degustação. A loja de São João da Boa Vista funciona das 9h às 16h, e a de Águas da Prata, das 9h às 19h.

Leiteria Santa Paula - Aberta para a venda de queijos e o "café degustação", um brunch com os queijos produzidos pela leiteria, servido de segunda a sexta, das 7h às 16h, e aos sábados e domingos, das 7h às 12h. Também é possível receber os queijos em casa – o envio é feito para todo o estado de SP. Entre em contato pelo telefone (19) 99776-8645 para saber mais.

Pé do Morro - Aberto aos sábados e domingos, das 13h às 17h, para venda de queijos e piquenique com o que é produzido no local, queijos, pães, manteiga, geleia, doce de leite e vinhos, além de charcutarias e outras bebidas produzidas por parceiros na região. Não é necessário fazer reserva, mas, caso prefira, entre em contato pelo telefone (11) 93219-1617.

Queijaria Belafazenda - Aberta para degustação e venda de queijos aos sábados, das 9h às 11h, mediante agendamento prévio. Também é possível comprar produtos pelo site e retirá-los na fazenda, no mesmo horário.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.