Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Panela de pressão faz 70 anos. Você usa contra ou a seu favor?

Setentona, a panela de pressão pode ser uma aliada do tempo na cozinha. Mas tem gente que gosta de arriscar a vida usando essa bomba-relógio de maneira errada

É de comer|Camé Moraes para o R7

Panela de pressão SEB surgiu em 1953
Panela de pressão SEB surgiu em 1953 Panela de pressão SEB surgiu em 1953

Vídeo que viralizou nesta terça-feira no TikTok mostra uma temeridade. Jovens esperando o momento em que uma panela de pressão, inchada e sob o fogo, exploda. Eles parecem ter medo, mas não o bastante...

Ficam na cozinha. Riem da situação e filmam até o desastre acontecer.

Você aí na sua casa, tem panela de pressão? Usa a seu favor? Ou contra a sua vida?

Existem algumas regras básicas de uso. E não são de hoje. Isso porque a panela de pressão fez 70 anos agora, em 2023. Foi em 1953, na região de Borgonha, na França, que ela foi criada, pela empresa SEB.

Publicidade

Em terras francesas, a panela de pressão se chama cocotte-minute (panela minuto, traduzindo literalmente). Na época da criação, chamava-se super-cocotte, ou seja, superpanela.

Nada mudou desde então. Talvez o design e algumas válvulas. Ela se popularizou muito, e existem até livros de receitas dedicados a esse maravilhoso instrumento de cozinha. Mas a verdade é que, há 70 anos, ela funciona desse mesmo jeitinho. Uma pressão interna acelera a cocção dos alimentos, mas é necessária uma válvula de escape, para que ela não exploda, como aconteceu no vídeo dos tiktokers.

Publicidade

Se você tiver a brilhante ideia de tampar a válvula, a panela vira uma arma. Pode realmente matar uma pessoa com o impacto.

Jovens se arriscam com mau uso da panela de pressão
Jovens se arriscam com mau uso da panela de pressão Jovens se arriscam com mau uso da panela de pressão

É claro que a válvula pode ser obstruída por acidente, como acontece frequentemente com o cozimento de alimentos que soltam películas — por exemplo, ervilha e grão-de-bico. É necessário monitorar e tomar cuidado. E só abrir a panela depois que a pressão tiver saído inteiramente pela válvula. Não acelere esse processo. Pressa e pressão não combinam.

Publicidade

Aquela receita básica de doce de leite nesse tipo de panela também não é muito recomendada — muita gente coloca a lata de leite condensado lacrada, sob a água, e depois de um tempo o leite condensado vira doce de leite. Mas a lata pode explodir (até mesmo depois que for retirada da panela, porque o leite açucarado continua cozinhando por uns minutos).

Eu, particularmente, gosto de usar a panela para fazer o básico: feijão, feijoada, milho e carnes de segunda, como a rabada.

Quer saber mais? Vai lá no meu blog, o @ehdecomer.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.